quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Vida religiosa: presença eclesial nas periferias da Amazônia


O Mês Vocacional nos leva a refletir sobre as diferentes vocações e o que elas representam na vida do cristão, na vida da Igreja e também na vida da sociedade. Neste domingo, 15 de agosto, a Igreja do Brasil celebra o dia da Vida Religiosa, e isso tem que nos levar a refletir sobre esse modo de ser discípulos e discípulas no seguimento de Jesus.

Na Amazônia, a presença da vida religiosa sempre teve um papel decisivo. Durante séculos, os religiosos e religiosas representaram uma presença destacada, quase única, na evangelização de uma região onde as grandes distâncias e a diversidade de povos, culturas e realidades sempre foi um desafio a mais.

O padre Cláudio Perani falava de estar onde, com e como ninguém quer estar”, um modo de vida assumido por muitos religiosos e religiosas na Amazônia. O jesuíta nascido na Itália, que nesta semana completou 13 anos do seu falecimento, considerado como um dos grandes profetas da Amazônia, promotor de iniciativas que levaram a vida religiosa a ser presença eclesial nas periferias geográficas e existências da Amazônia, ajudou a entender melhor o papel da vida religiosa no meio aos povos da região.

São muitas as histórias que contam os exemplos de vida entregada dos religiosos e religiosas na Amazônia. Recentemente, visitando o cemitério dos espiritanos em Tefé, vi como muitos missionários, a grande maioria chegados de longe, doaram sua vida. É admirável ver como muitos deles morreram ainda jovens, após pouco tempo na missão, inclusive dando sua vida, literalmente, para salvar a vida de outras pessoas. Esse é só um exemplo de tantos missionários e missionárias que definharam sua vida nos rios e florestas amazônicas.



Mas a vida entregada dos religiosos e religiosas na Amazônia não é só coisa do passado. Sua presença continua semeando vida em muitos cantos da região amazônica, no meio aos mais vulneráveis, acompanhando as vítimas de uma economia que mata, de projetos que só buscam favorecer os interesses de grupos de poder político e econômico.

Acompanhar a vida das comunidades indígenas e ribeirinhas, do povo da periferia, dos moradores de rua, das vítimas do tráfico de pessoas, das juventudes, e de tantas outras realidades e pessoas que lutam pela vida em plenitude, é um dos elementos presentes na Vida Religiosa que peregrina na Amazônia, especialmente na vida religiosa feminina, testemunha de compromisso encarnado no meio do povo e de doação para que todos tenham vida e vida em abundância.

Estamos diante de testemunhos de vida entregada até o fim, de gente que nunca mediu esforços, que colocou os outros na frente. Quando a gente se depara com missionários e missionárias que depois de 30, 40, 50 ou ainda mais anos de missão na Amazônia, continuam sendo semente de alegria na vida do povo, a gente entende que é Deus que chama e que a gente só responde à vocação recebida.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1 - Editorial Rádio Rio Mar

Um comentário:

  1. Gastar a vida para uma entrega a um bem maior. A vida só é vida se for doada. Parabébs a esse/as profetas amazônicos

    ResponderExcluir