segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Faleceu Dom Antônio Affonso de Miranda, bispo mais idoso do Brasil


Faleceu nesta segunda-feira, 11 de outubro, Dom Antônio Affonso de Miranda, sdn, bispo emérito da Diocese de Taubaté – SP. O falecimento aconteceu na cidade de Juiz de Fora – MG, onde estava internado.

Nascido em 14 de abril de 1920 em Cipotânea – MG, era atualmente o bispo mais idoso do Brasil, com 101 anos. Em nota assinada pelo bispo Dom Wilson Angotti, a diocese de Taubaté afirmou que “a passagem de dom Antônio pela diocese de Taubaté foi marcada pelo equilíbrio entre a responsabilidade e a generosidade, a ternura e a firmeza”.

Religioso da congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora, foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1945, foi formador em diferentes seminários da congregação e pároco, sendo eleito o primeiro Superior Geral da congregação com apenas 32 anos, precisando da aprovação de Roma, diante de sua terna idade.

Foi nomeado bispo de Lorena – SP, em 8 de novembro de 1971, onde permaneceu até 1977, em que foi transferido para a diocese de Campanha – MG, como bispo coadjutor, com direito à sucessão, e administrador apostólico com plenos poderes, em razão da doença de dom Othon Motta, que o impedia de dirigir aquela diocese. Deixou sua marca naquela cidade como um eficiente administrador e pastoralista. De Campanha foi transferido para a diocese de Taubaté – SP, para suceder a dom José Antônio do Couto, acometido de dois AVCs que o impediram de governar.



Foi bispo de Taubaté até 1996, sendo reconhecido como pregador, grande administrador e incentivador das pastorais e movimentos leigos. Dom Antônio também é reconhecido como um intelectual renomado, admirado pelo episcopado brasileiro. Escritor refinado, produziu mais de 40 livros sobre vários assuntos, que incluem Teologia, Mariologia, Catequese, Formação Moral, Pastoral e até um de poemas.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nota assinada pela presidência, manifestou seu pesar pelo falecimento do bispo, agradecendo seu trabalho ao longo de quase 50 anos de ministério episcopal. Ao mesmo tempo, manifestam sua solidariedade ao bispo diocesano de Taubaté, aos familiares, à congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora, à comunidade Canção Nova, aos amigos e a todo o povo de Deus das dioceses por onde passou e deixou as marcas de sua presença como pastor.

O sepultamento será amanhã, 12 de outubro, em Mercês – MG, a cidade para onde mudou-se com sua família em 1929, e onde atualmente morava sob os cuidados de seus familiares.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário