terça-feira, 14 de junho de 2022

Tudo pronto para os Seminários de enfrentamento às violências e das Pastorais Sociais


O Regional Norte1 da CNBB realiza nos próximos dias dois seminários de formação. O primeiro, de 15 a 17 de junho, tem como tema: “A força do cuidado no enfrentamento às violências: Abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas”. O segundo, de 17 a 19 de junho, “A Amazônia que Temos. A Amazônia que Queremos”.

 

O primeiro dos seminários busca: “capacitar multiplicadoras/res para atuarem no enfrentamento às violências do abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas junto às crianças, adolescentes, mulheres e migrantes”, procurando cultivar a mística do cuidado na perspectiva da ecologia integral; e fortalecer a rede de proteção na tessitura do cuidado com a vida em nossos espaços de missão.

 

Este espaço de formação parte da força do cuidado, fazendo memória do caminho feito no Regional, e desde o cuidado da vida, alimentar a esperança profética. Nessa conjuntura, o seminário quer olhar para as realidades que ferem a vida, abordando as estruturas que geram as violências do abuso, exploração sexual e o tráfico de pessoas, isso desde a realidade da Amazônia.

 

O seminário quer mostrar a importância do trabalho em rede, não só no âmbito eclesial, mas também com a sociedade civil e o poder público, buscando delinear as linhas de ação e os desafios e perspectivas no modo de atuação das Instituições no enfrentamento ao abuso, exploração sexual e o Tráfico de Pessoas. No momento final, serão construídos os compromissos pastorais, tendo como fundamento as causas permanentes do Regional Norte1 da CNBB e as propostas do Sínodo para a Amazônia.


 



O Seminário das Pastorais Sociais, pretende “levantar elementos da conjuntura nacional e da Amazônia, projetando ações de superação das desigualdades no Regional; proporcionar espaço de encontro fraterno e partilha de experiências no Regional”. Junto com isso, quer “retomar processos de articulação e formação das pastorais sociais no regional iluminados pelo Sínodo da Amazônia e Diretrizes da Ação Evangelizada do Regional”, buscando o “engajamento do Regional nos processos da 6ª Semana Social Brasileira e iniciativas das Pastorais sociais a nível nacional”.

 

Desde a realidade das águas, dos diferentes rios que surcam o Regional Norte1, os estados de Amazonas e Roraima, o Seminário das Pastorais Sociais quer aprofundar nas realidades e estruturas, lugar dos encontros e dos saberes, tendo como base o método ver, julgar, agir, rever e celebrar. Tudo isso a partir da conjuntura, do Sínodo para a Amazônia e as Diretrizes da Ação Evangelizada na perspectiva da transformação social, em vista de uma Pastoral de Conjunto, do Bem Viver dos Povos, da esperança, dos compromissos pastorais e pistas de ação para fortalecimento da ação Sociotransformadora na Amazônia.

 

Um Seminário que quer viver a ternura, teimosia e transformação. Assumindo que “como Igreja, devemos assumir esse compromisso de construirmos juntos, juntas. Não temos nada pronto, vamos construir coletivamente um Projeto Popular que vise em primeiro lugar, o Bem Viver de todos os irmãos e irmãs. Queremos como Igreja assumir essa missão, este papel. Estarmos convictos de que é caminhando juntos, nesse espírito de solidariedade, de fraternidade que construiremos o mundo justo e fraterno”.

 


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário