sábado, 6 de agosto de 2022

Ir. Michele Silva: “Precisamos reacender a chama da justiça, do cuidado, da amorosidade e da vigilância!”


A liturgia deste 19º domingo do Tempo Comum, “nos convida a entrarmos numa dinâmica de espera ativa, a cultivarmos a fé vigilante, a mantermos nossas lâmpadas acesas e o coração onde está o nosso tesouro!”, segundo a Ir. Michele Silva. A religiosa afirma que “temos um convite para esperançar, como diria Paulo Freire, esperar ativamente, por este Cristo que nos motiva a agir, a não ficarmos paradas diante da realidade que nos é apresentada hoje!”.

Comentando as leituras, a religiosa destaca na primeira leitura do livro da Sabedoria, que “nos encoraja na espera pela noite da libertação, o povo pode tecer sentimentos de esperança e confiança neste Deus amoroso que liberta e conduz o seu povo”. Ela destaca a mesma dinâmica na segunda leitura de Hebreus, que “retoma a fé e a esperança que perpassou toda a história da salvação desde Abraão e Sara até a espera pela ressurreição de Cristo”.

Em relação ao Salmo, “o salmista nos exorta: Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança! No Senhor nós esperamos confiantes, esperamos no seu amor. Não é uma espera sem futuro, estagnada, mas na certeza que Deus caminha conosco e nos conduz”, destaca a Ir. Michele.



Comentando o Evangelho segundo Lucas, a religiosa diz que “Jesus nos enche de coragem:  Não tenhais medo pequeno rebanho! Mas também nos aconselha: Não acumulem bens, não se preocupem demais com coisas materiais, que logo se acabam, vivemos numa sociedade líquida, tudo é passageiro, descartado, até as relações, e Jesus propõe uma vivência diferenciada: gastar nosso tempo com o que vale a pena!”.

Ela destaca algumas perguntas: Onde está o meu tesouro? Ali o meu coração está também! O Que tem valor para mim? Será que os pobres, excluídos da sociedade, as mulheres e crianças violentadas são o meu tesouro?”. Diante disso insiste em que precisamos reacender a chama da justiça, do cuidado, da amorosidade e da vigilância! Temos muita responsabilidade, porque muito nos foi dado.  Assumamos com paixão a nossa opção por Cristo e o seu Projeto de Amor pela humanidade!”.

Em relação ao mês vocacional, a religiosa recorda que “o mês de agosto é dedicado a refletirmos sobre a dinâmica da vocação em nossas vidas”. Ela lembra o tema deste ano: “Cristo Vive, somos suas testemunhas!”, e o lema: “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18). No primeiro domingo do mês “lembramos a vocação ao sacerdócio”, segundo a religisa do Imaculado Coração de Maria e chama a colocar “em nossas orações o Papa Francisco, bispos, padres, diáconos e seminaristas, para que sejam fiéis ao seu chamado e respondam com alegria e simplicidade a missão confiada por Deus!”.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário