sábado, 6 de agosto de 2022

Gutemberg Gonçalves Pinto ordenado presbítero para a Arquidiocese de Manaus


Na Festa da Transfiguração do Senhor a Igreja de Manaus viveu a ordenação presbiteral de Gutemberg Gonçalves Pinto. Uma Igreja que em palavra do seu Arcebispo “deseja enviar este irmão a serviço das comunidades para a transfiguração do Povo de Deus, como presbítero”.

Dom Leonardo Ulrich Steiner lembrou que “todas as vocações são um caminhar com Jesus, subir ao monte, com ele rezar e perceber o caminho de cada seguidor, seguidora de Jesus: transfiguração, santidade”. Ele destacou na sua homilia que “a vida com Jesus na intimidade com o Pai e o Espírito, nos transformam, identificam, nos deixam participar da relação Trinitária”.

Segundo o Arcebispo de Manaus, o convite a apascentar as ovelhas, deve levar o presbítero a assumir que as ovelhas são “suas no cuidado, no desvelo, na entrega, na samaritanidade, na generosidade, na gratuidade”. Ele, se dirigindo àquele que ia ser ordenado, lembrou que “os grandes presbíteros, pastores, foram aqueles que seguiram a Jesus como a única tenda”. Junto com isso, que “a transfiguração é um caminho; descer e caminhar com as comunidades. Descer, caminho de transformação, identificação, configuração. Ser apascentador de ovelhas é percorrer os sofreres, os desprezeres, as cruzes; ser pão para os famintos, ser fonte para os sedentos, tudo na gratuidade do pastor”, insistindo na necessidade de descer, pois, é na planície de nosso ministério que somos transfigurados”.


A razão da apascentação é, segundo Dom Leonardo, Jesus, que é “fonte do teu sacerdócio”. Uma apascentação “generosa, livre e libertadora, fontal, cordial”, onde “crescera a transfiguração do teu pastoreio, da tua pessoa”. O Arcebispo chamou o novo presbítero a que “ame as suas comunidades que te serão confiadas. Um amor de pai, padre, mas talvez ainda mais de mãe padre”.

Finalmente, Dom Leonardo agradeceu “a família que te gerou para a vida e para a fé”, mas também as comunidades e “a todas as pessoas que te ajudaram na formação, especialmente aos formadores do Seminário São José”. Ele disse que “a Igreja em Manaus agradece a Deus pela tua vocação e por conceder-te hoje o dom da unção”.

O novo presbítero, no final da celebração, fez seu agradecimento. Ele se apresentou como “um caboclo ribeirinho da comunidade de Porto Braga situada a margens do Rio Solimões”, lembrando sua extensa família, e afirmando ser um sonho de infância o ser padre, que agora vê como “a mais divina das responsabilidades que Deus confere ao homem”, pois segundo o padre Gutemberg, “foi Deus que me escolheu para que eu fosse um outro Cristo”, movido pela sua misericórdia.

Ele foi fazendo um relato de sua vida, agradecendo a sua mãe e todos os esforços realizados e sofrimentos vividos, mas também a Mãe da Conceição Aparecida, afirmando o cuidado recebido de seu filho a quem agora quer servir com fidelidade, obediência e testemunho. Não faltou sua lembrança de Dom Sérgio Castriani, prometendo, ao elo de umas palavras suas em relação ao cuidado das comunidades, seu “compromisso de não abandonar as comunidades onde eu estiver”. Também agradeceu a Dom Leonardo, formadores, comunidades onde viveu seu tempo de formação e todos os presentes.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário