quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Vocação: oportunidade para descobrir o jeito de ser feliz


Na vida, cada um escolhe seu caminho, mas é importante se questionar quem motiva nossas escolhas. Será que nossa vida responde a um chamado? Quem é que nos chama? A que somos chamados?

São perguntas que a gente deve se fazer com frequência, mas ainda mais no mês de agosto, que é o tempo que a Igreja do Brasil dedica a refletir sobre a vocação. Na medida em que a gente vai respondendo ao chamado de Deus, a gente vai descobrindo o jeito de ser feliz, de fazer realidade os sonhos, de construir o Reino, de fazer realidade um mundo melhor para todos e todas.

Quando a gente vive a vida como resposta à vocação, o sentido da vida se torna mais explícito, a alegria toma conta da nossa vida, uma alegria contagiante, que vem de Deus, mas que faz que nossa vida e a vida daqueles que estão ao nosso lado seja melhor e se torne presença da Vida que vem de Deus.

Vocação que deve nos levar a pensar nos outros, a doar nossa vida, pois tudo o que vem de Deus tem que transbordar nosso próprio ser. A vocação não é algo que nos encerra em nós mesmos, que nos faz sentirmos melhores do que os outros, e sim uma realidade que nos coloca ao serviço, de Deus e dos outros. Através da gente, na medida em que respondemos ao seu chamado, Deus vai tornando realidade seu projeto de vida em plenitude para todos e todas.



Todas as vocações são importantes, pois todas elas se complementam na medida em que são vividas desde a comunhão. Para isso se faz necessário caminhar juntos, em fraternidade, vivendo as diferenças como elemento que enriquece nossa vida. O outro não se torna contrário, inimigo, competência, e sim complemento que me ajuda a crescer.

Qual é minha vocação? Se eu já descobri essa vocação, como estou vivendo-a? Responder a tudo aquilo que faz referência a nossa vocação nos ajuda a ir encontrando o sentido da nossa vida, a ir crescendo, fundamentando a vida, encontrando o sentido daquilo que cada um de nós faz.

Para responder ao chamado que Deus nos faz, para concretizar nossa vocação, temos que superar os medos. Mas o medo a gente supera na medida em que confia naquele que está nos convidando a caminhar com ele. Aos poucos essa confiança vai aumentando, algo que nasce do conhecimento, de ir experimentando os gestos que nos ajudam a viver com maior alegria.

Na medida em que queremos caminhar com Deus, não tenhamos medo em responder a seu chamado, confiemos em que ele sempre vai nos levar pelo caminho da vida e vai ajudar a ir tornando realidade todos os nossos sonhos, sonhos que nos plenificam e fazem com cada dia se torne em motivo para ir aprendendo a viver em plenitude.  


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 - Editorial Rádio Rio Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário