segunda-feira, 19 de setembro de 2022

49ª Assembleia Regional Norte1 inicia com o Sínodo e Santarém como pautas em destaque


Uma assembleia marcada pelo Sínodo sobre a Sinodalidade, os 50 anos de Santarém e o Documento Memória e Gratidão que surgiu do encontro realizado no mês de junho, que acontece 15 depois da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Regional Norte1 da CNBB realiza de 19 a 22 de setembro sua 49ª Assembleia com a participação de mais de 70 pessoas chegadas das noves dioceses e prelazias que compõem o Regional, que se apresentaram no início dos trabalhos. Um tempo para refletir sobre o trabalho realizado na fase diocesana do Sínodo, que segundo o Cardeal Mário Grech, teve uma grande participação, dado que a prática totalidade das conferências episcopais do mundo enviaram seus relatórios, com sugestões muito positivas, segundo recolhe a carta enviada pelo Secretário do Sínodo aos bispos.

Na carta, o Cardeal Grech insiste em que a sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio. Uma Igreja sinodal onde todos são chamados a estar à escuta de todos e todos à escuta do Espírito Santo. O processo sinodal está mostrando a riqueza espiritual e pastoral que existe na Igreja, a presença do Espírito Santo no santo povo de Deus, onde todos os batizados são chamados a caminharem juntos.



O Documento Memória e Gratidão, fruto do encontro dos 50 anos de Santarém, será base para implementar as diretrizes e ações evangelizadoras no Regional Norte1, segundo o presidente do Regional, que insistiu na comunhão, participação e missão, como elementos fundantes da 49ª Assembleia, chamada a experimentar o trabalho do Espírito Santo, de baixo para cima.

Dom Edson Damian destacou a participação dos leigos, leigas e dos indígenas, para que eles tenham a palavra e a voz, pedindo que o Espírito Santo ilumine e conduza os participantes da Assembleia. O presidente do Regional Norte 1 ressaltou a Mensagem ao povo de Deus da 59ª Assembleia Geral CNBB, destacando elementos presentes no texto que devem levar à reflexão.

Iniciada com um momento orante, o primeiro dia da 49ª Assembleia do Regional Norte1 teve como momento mais destacado a apresentação do relatório da presidência, realizada por Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, Bispo de Borba e Secretário do Regional, e a Ir. Rose Bertoldo, Secretária Executiva do Regional, recolhendo o acontecido de outubro de 2021 a setembro de 2022. Um relatório que quer ser uma pequena memória da caminhada do Regional, mas também da Igreja universal, da América Latina e do Brasil.




Um relatório que mostrou as numerosas atividades que ao longo do ano foram acontecendo e as forças vivas que existem com diferentes rostos. Também para agradecer “a todas as lideranças, agentes de pastoral que entregam a vida pela causa do Reino de Deus no chão da Amazônia e para além dela”. Tudo isso na dinâmica da sinodalidade, um caminho já consolidado no Regional Norte1 da CNBB.

Um ano marcado pela escolha de Dom Leonardo Steiner como cardeal, o Cardeal da Amazônia, porta-voz e colaborador direto do Papa Francisco. O relatório foi colocando os muitos elementos e momentos mais destacados ao longo do ano em diferentes níveis, um ano em que os bispos do Regional Norte1 realizaram a visita Ad Limina ao Papa Francisco de 20 a 24 de junho de 2022.

Dentre outros foi colocado a Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, a 59ª Assembleia Geral da CNBB realizada em duas etapas, uma virtual em abril e uma presencial no início de setembro, os 50 anos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os 15 anos de Aparecida, o IV Encontro da Igreja na Amazônia Legal, que comemorou os 50 anos do encontro de Santarém, o Encontro Nacional de Presbíteros, o Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. Também os muitos encontros, seminários, assembleias realizadas pelas diferentes pastorais e pelo Regional Norte1.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário