terça-feira, 21 de novembro de 2023

1ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Borba: Ser uma Igreja samaritana para cuidar da vida


A diocese de Borba realizou de 17 a 19 de novembro de 2023 sua primeira Assembleia Diocesana de Pastoral na paróquia de Santo Antônio de Borba, contando com a participação de mais ou menos 80 representantes das comunidades, áreas missionárias e paróquias da diocese.

Segundo informa o site da diocese de Borba, a assembleia iniciou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, “pedindo sabedoria e discernimento para um bom avanço nesta Assembleia”. Um momento de oração que deu passo às palavras de acolhida de Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, bispo diocesano, que pediu pela paz. O primeiro passo da assembleia foi a avaliação das pastorais, movimentos, organismos e obras, sendo avaliadas as atividades executadas nas paróquias ao longo do ano, apresentando igualmente os vigários forâneos as atividades de cada uma das foranias.

Ademir Jackson, assessor de pastoral da diocese de Borba coordenou a elaboração do calendário de atividades diocesanas, apresentando toda a programação para o ano 2024, sendo realizado um trabalho de programação em nível de forania. Segundo Ademir Jackson, o bispo diocesano destacou quatro pontos como orientação pastoral para o ano que vem, colocando a parábola do Bom Samaritano como aquilo que deve impulsionar o trabalho pastoral na diocese de Borba em 2024, pedindo que seja inspiração para os encontros, para os retiros, formações, e todo o direcionamento pastoral da diocese no ano que vem.



Nas palavras de dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, o assessor de pastoral destacou que “precisamos ser uma Igreja samaritana, capaz de se colocar no lugar do outro, cuidar, orientar e buscar se impor meios na busca humanitária para cuidar da vida em primeiro lugar”. Igualmente, o bispo destacou “cuidar a espiritualidade do povo através de encontros, através de formações”. Para 2024, o bispo tem como prioridade a visita pastoral em todas as paróquias, buscando ficar com o povo, escutar o povo.

Também foi destacado a necessidade da formação e o fortalecimento das comunidades eclesiais de base. O bispo diocesano convidou a todos a se juntarem para começar o processo de organização da Fazenda Esperança na cidade de Autazes, e fez um chamado a participar no congresso bíblico diocesano, que acontecerá de forma simultânea nas quatro foranias, refletindo sobre a temática do dízimo, como meio de evangelização, se tornado uma das prioridades da diocese. A Assembleia Diocesana também aprovou o Plano de Catequese, que segundo Ademir Jackson “vai nortear a caminhada dentro da proposta da Iniciação à Vida Cristã"

No encerramento da Assembleia Diocesana 2023 foi realizada a celebração de um ano de Criação da Diocese de Borba, com uma Eucaristia presidida pelo bispo diocesano. Em sua homilia, Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva ressaltou que somos uma igreja ministerial, que se sente muito feliz pelo bom êxito da assembleia diocesana de pastoral, que foi muito bem planejada com o objetivo de toda a diocese se encontrar, brincar, refletir, avaliar e sonhar juntos como será o próximo ano. O bispo disse que o Espírito Santo lá esteve, costurando, iluminando, aquecendo todas as pessoas. Igualmente, ele destacou sua fala para os jovens no Congresso Diocesano, insistindo em que devemos: escutar, discernir e decidir.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 - Com informações da diocese de Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário