quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Eucaristia na Catedral dá início à missão de dom Tadeu como administrador apostólico da prelazia de Itacoatiara



Uma celebração eucarística na Catedral de Nossa Senhora do Rosário marcou o início da missão de dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos como administrador apostólico da prelazia de Itacoatiara. Uma celebração que iniciou com a leitura pelo chanceler, padre Danilo Monteiro, da nomeação do Papa Francisco, que se estenderá até a posse do novo bispo prelado.

Dom Tadeu saudou os presentes na celebração, mostrando sua disposição para preparar a prelazia para o novo prelado, pedindo que “na oração, na comunhão e na participação elevemos a Deus a nossa prece por aquele nosso Santo Padre destinará à frente desta Igreja”.

Na homilia, o administrador apostólico chamou a se perguntar o que significa ter fé, por que cremos e onde está baseada nossa fé católica, em que de fato os católicos creem, como devem rezar e viver nesse mundo nossa fé. Dom Tadeu definiu a fé como “um dom precioso de Deus, que não conseguiremos apreciar e valorizar devidamente sem o conhecer, sem a nossa experiência com Deus, sem a nossa relação com Ele crescer”.


Ele destacou a importância de nos darmos conta de que não estamos sozinhos na fé, considerando uma graça de Deus “crer com toda a Igreja e como a Igreja crê”. Dom Tadeu disse ser uma grande graça para ele sua nomeação pelo Papa Francisco como administrador apostólico da prelazia de Itacoatiara, “retomar com renovado empenho o ministério pastoral a que fui chamado”, o que se concretiza na prática de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, sejam eles humanos, financeiros ou materiais. 

Envolve, segundo dom Tadeu, “a tomada de decisões estratégicas, a otimização de processos, mas sobretudo a liderança das pastorais, movimentos e serviços, com um único objetivo, melhor evangelizar, melhor sermos discípulos missionários de Jesus”, algo que quer fazer junto o clero e as lideranças, “estudar os métodos de gerenciamento dos nossos recursos humanos, dos nossos recursos financeiros e dos nossos recursos materiais, para atingir mais o povo de Deus a nós confiado”, o que disse exigir “paciência, discernimento, planejamento, organização e controle das atividades, enfatizando sempre que somos servos do povo de Deus”.

Para isso, o administrador diocesano disse contar com a proximidade e a solicitude de todos os fiéis, dizendo querer se empenhar com dedicação sempre maior a todos os que lutam pelo Reino de Deus aqui nesta porção da Igreja na Amazônia para a difusão do Evangelho, agradecendo o apoio e compreensão de todos, se confiando às orações para que seja frutuosa a administração.



No final da celebração o pároco da catedral e coordenador de Pastoral da prelazia, desejou as boas-vindas ao novo administrador, mostrando a alegria em recebê-lo, afirmando que sua chegada “traz consigo uma renovação de esperança e fé para toda nossa Igreja particular de Itacoatiara”, definindo dom Tadeu como “um pastor dedicado e zeloso, pronto a guiar-nos pelos caminhos de Cristo Bom Pastor”. O padre Acacio definiu a presença de dom Tadeu como algo que “simboliza um tempo de graça, renovação espiritual, e ao mesmo tempo de preparação para a chegada do novo bispo, que continuará conduzindo a prelazia de Itacoatiara”.

O coordenador de Pastoral disse confiar que no tempo em que dom Tadeu permaneça como administrador, “nossa prelazia de Itacoatiara, continuará a fortalecer cada mais em sus missão de evangelizar e promover o amor de Cristo”. Reconhecendo os desafios, o padre Acacio disse confiar na orientação do administrador para superar cada um deles, mostrando o desejo de compartilhar as experiências realizadas, em vista de “juntos construir cada vez mais uma prelazia convicta de sua fé, solidária e comprometida com os valores do Evangelho”, lhe assegurando as orações e apoio incondicional de todos, e o desejo de se envolver cada vez mais na missão e no caminho comum com o administrador. Para isso, ele pediu para o administrador, “que Deus lhe conceda a força, a coragem e a ousadia necessária para exercer seu ministério com sabedoria e compaixão".

Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário