terça-feira, 10 de setembro de 2024

Ir. Gervis Monteiro, padre Alex Mota e dom José Albuquerque na ampliada da CMOVIC, em Brasília


A Casa dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília, acolhe de 09 a 12 de setembro de 2024 a reunião da ampliada anual da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada (CMOVIC), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em representação do Regional Norte1 da CNBB participam a coordenadora da Conferência dos Religiosos no Regional Norte1 e representante do Serviço de Animação Vocacional (SAV Norte1), Ir. Gervis Monteiro, o formador do Seminário São José de Manaus, representando a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB) do Regional Norte1, padre Alex Mota, e o bispo de Parintins e membro da CMOVIC, dom José Albuquerque de Araújo.

Na manhã da segunda-feira 09 de setembro, antes do início da ampliada, onde participam quase 100 representantes dos organismos que fazem parte da comissão e da maioria dos regionais da CNBB, aconteceu a reunião das instituições que fazem parte dessa comissão, segundo lembrou o bispo de Parintins.

O encontro seguirá a metodologia da conversação espiritual, tendo como facilitador o padre Miguel Martins Filho, SJ, que é um dos facilitadores da Assembleia Sinodal do Sínodo sobre a Sinodalidade, que realizará a segunda sessão de 02 a 27 de outubro no Vaticano. Ele explicou os caminhos pelos que pode se desenvolver a conversação espiritual, que pode ser aberta ou orientada. Para desenvolver a conversação espiritual, precisa encorajar a disposição interior, buscando reconnhecer os passos de Deus em nossas vidas, mostrando o que deve ser feito pelo facilitador. O jesuíta falou sobre os benefícios do método da conversação espiritual para o discernimento comunitário, explicando os passos do método e o específico de cada uma das três rodadas, que devem levar a partilhar, refletir e sentir o Espírito.



Um outro elemento presente na reflexão tem sido o Jubileu da Esperança, com a assessoria do bispo auxiliar de Vitória (ES), dom Andherson Souza. Ele explicou o que era o Jubileu e o Caminho Sinodal no Primeiro Testamento, sustentado nos conceitos da terra para todos, o perdão e a libertação. O bispo refletiu sobre o fato de ser peregrinos de esperança no caminho sinodal. Falando sobre o Jubileu e o Caminho Sinodal no Segundo Testamento, refletiu sobre o que significa o Ano da Graça do Senhor. A partir daí destacou os elementos do Jubileu 2025 - Peregrinos de Esperança, sua relação com o caminho sinodal, os homens e as mulheres do Caminho e a sinodalidade enquanto resposta ao chamado de Deus.

Entre aqueles que partilharão sua caminhada durante o encontro estão a Ordem das Virgens, a Comissão de Comunhão e Partilha, a Comissão Bispos Eméritos, o SAV-PV, a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB), a Comissão Nacional dos Diáconos (CND) e Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP).

Durante o encontro, o bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada, dom Ângelo Mezzari, e o bispo de Caçador (SC) dom Cleocir Bonetti, abordarão a questão da Saúde Integral. No final do encontro será apresentado o Calendário 2025, e terá a partilha da Assessoria da CMOVIC e os comunicados das Instituições, sendo encerrado com as palavras finais dos bispos membros da Comissão.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário