terça-feira, 18 de junho de 2013

Igreja de Roraima realiza Assembléia Diocesana de Pastoral




De 24 a 26 de maio a Diocese de Roraima, reunida em Assembleia de Pastoral, definiu as principais linhas em vista da construção do Plano Diocesano de Evangelização. Representantes de todas as forças vivas da Igreja Local, retomaram os resultados de uma consulta as bases e á luz das conclusões do Encontro de Santarém (2012) discerniram os principais desafios a serem assumidos profeticamente pela Igreja.

             A abertura aconteceu na noite da sexta feira (24/05) após uma significativa celebração de abertura, na qual todos os delegados da Assembleia se colocaram sob a ação do Espírito de Deus. Na manhã seguinte (25/05) foi momento de retomar as indicações do texto “Memória e Compromisso” fruto do Encontro de Santarém (2012) e aprofundar uma análise de conjuntura conduzida pelo Missionário Luiz Ventura, além de apreciar o trabalho realizados pelas pastorais sociais.
 
A parte da tarde do sábado foi de intenso trabalho dos grupos e realização de uma plenária em vista de identificar os desafios proféticos diante da realidade social, política e econômica, bem como a atitude eclesial a ser assumida diante dos desafios identificados. A síntese do trabalho dos grupos foi realizada pelo Pe. Zenildo Lima, Secretário Executivo do Regional Norte I da CNBB, que atuou como facilitador da Assembleia.
No domingo (26/05) pela manhã, o próprio Pe. Zenildo conduziu a apresentação da síntese dos trabalhos e encaminhou o debate e aprovação das indicações da assembleia em vista do Plano Diocesano de Evangelização. O Bispo Diocesano D. Roque Paloschi acompanhou todo o processo participando ativamente e na conclusão insistiu no papel do Bispo como um “irmão entre os irmãos”, mas a quem cabe o ministério de conduzir e coordenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário