quinta-feira, 11 de julho de 2013

Encontro de Pastoral reúne as Lideranças da Igreja de Tefé




A Prelazia de Tefé (Amazonas) realizou entre os dias 04 a 07 de Julho, o Encontro de Pastoral que reúne os presbíteros, diáconos, religiosas, missionárias leigas e representantes das paróquias (cidades e interior) para avaliar a caminhada pastoral daquela Igreja.
Neste ano o tema central do Encontro foi o estudo do texto da CNBB 104 – “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia”. Já na tarde do dia 04/07 a apresentação do texto e orientação para o debate foi realizada pelo Pe. Zenildo Lima, Secretário Executivo do Regional. Durante a reflexão emergiu nas intervenções a necessidade de um diagnóstico mais apurado nas mudanças que estão acontecendo nas comunidades ribeirinhas.

 
Na pauta do Encontro foi reservada a manhã do dia 05/07 para uma experiência de retiro, conduzida pelo Pe. Victor Gonçalves, da congregação dos padres espiritanos, que orientou os participantes a contemplação do mistério da cruz. Chamava atenção para que a Cruz fosse acolhida como comunicação da amorosa opção de Deus por nós. “Na cruz revela-se a atração do amor de Deus”, exortava o religioso.
 
Outro bonito momento foi a memória do Ir. Falco, Missionário Espiritano falecido há vinte e cinco anos. Na tarde do mesmo dia 05 uma sessão de trabalhos foi marcada por uma série de testemunhos sobre a vida deste religioso e seu legado, principalmente na questão da preservação dos lagos e na auto-estima do povo ribeirinho. A memória culminou com uma celebração junto a sua sepultura no cemitério da cidade, presidida pelo Pe. Antônio Jansen, que veio da Holanda especialmente para este momento.

 
Todo o sábado, 06/07, foi dedicado a avaliação do Plano de Pastoral, aprovado como Carta Pastoral na Assembléia da Prelazia de 2012. Como o mesmo Pe. Zenildo Lima participou da assessoria naquela assembleia, ofereceu após o trabalho dos grupos e plenária, algumas conclusões pastorais com perspectivas e esperanças, estabelecendo uma relação entre o estudo do Texto sobre as comunidades e o Plano de Pastoral da Prelazia.


Não faltou a alegria que marca a vida do povo de Tefé. O Encontro estendeu-se até a manhã de domingo, quando houve as comunicações e encerrou com uma Feijoada beneficente em favor da Fundação Dom Joaquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário