sábado, 23 de junho de 2018

Sínodo da Amazônia: Regional Norte 1 inicia processo de escuta às bases



Fonte:  Site http://www.cnbb.org.br

Com o lançamento do Documento Preparatório do Sínodo para a Amazônia, o regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Norte do Amazonas e o Estado de Roraima já prepara suas dioceses e prelazias para momentos de leitura e reflexões acerca do texto-base. A proposta é fazer com que todos estejam a par do Documento e possam apresentar seus clamores.

O secretário-executivo do regional, diácono Francisco Andrade de Lima explica que já em fevereiro, o Norte 1 elaborou uma proposta de trabalho para dinamizar a apresentação do Documento nas dioceses e prelazias. “O primeiro passo definido era que íamos inserir o Documento na programação dos encontros já estabelecidos ao longo do ano em nossa agenda”, disse.

Já como forma concreta do que fora combinado, nos dias 15 a 17 de junho, o regional realizou um seminário de incidência política onde reuniu as pastorais sociais. Na ocasião, o diácono Francisco afirmou que os participantes puderam ter contato com o Documento Preparatório do Sínodo. “Já aproveitamos para fazer o processo de escuta das bases como pede o Documento”, revelou.

O Documento Preparatório do Sínodo foi construído por uma equipe de assessores e aprovado pelo Vaticano. Composto por um texto-base, ele oferece uma análise da conjuntura atual da Amazônia e aponta recursos e novos caminhos para a Igreja a serviço da vida nesse bioma. O objetivo do material é justamente preparar as comunidades para o Sínodo e ouvi-las, conforme desejo expresso do papa Francisco.

Dividido em três partes, segundo o método ver, discernir e agir, ao final do Documento estão algumas questões que permitem o diálogo e uma progressiva aproximação da realidade para que as populações da Amazônia sejam ouvidas. E é exatamente isso que o regional Norte 1 juntamente com os comitês da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) se propõem a fazer. “Com a aplicação do questionário, nós do regional temos a esperança de que o Sínodo Pan-Amazônico traga novos encaminhamentos e metodologias”, finaliza o secretário-executivo.

Ecologia Integral – “Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral” é o tema do Sínodo que será realizado em outubro do ano que vem. O presidente do regional Norte 1, dom Mário Antônio da Silva afirma que esta é uma oportunidade de dinamizar um pouco mais a evangelização dos povos da região. “É o momento de ser uma presença renovada junto às comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, bem como uma presença renovada e fecunda em todo e qualquer lugar, sobretudo nas grandes cidades da nossa Amazônia”, enfatiza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário