quarta-feira, 25 de julho de 2018

Formação sobre o Ano do Laicato foi realizada na Prelazia de Itacoatiara para motivar leigos atuantes em diversos espaços


A Prelazia de Itacoatiara, juntamente com a Comissão de Articulação do Laicato do Regional Norte 1, promoveu entre os dias 13 e 15 de julho, uma Formação sobre o Ano do Laicato com o objetivo de motivar a participação dos 80 leigos e leigas que atuam nas diversas pastorais, movimentos e organismos a estarem inseridos nos espaços da sociedade, a luz do Evangelho sendo agentes transformadores e ocupando os devidos espaços como sal da terra e luz do mundo. No primeiro dia Patrícia Cabral, presidente do Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus, apresentou a proposta do Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB sobre o Ano Nacional do Laicato, as formações, seminários temáticos, semana missionária e o legado que fica no âmbito da sociedade e da vida eclesial.

no segundo dia pela manhã, Dom Ionilton, bispo da Prelazia, apresentou a Cartilha da CNBB sobre as eleições 2018, enfatizando a importância de leigos e leigas assumirem os espaços políticos, e de serem críticos e conscientes da importância de saber escolher nossos representantes nas Câmaras Municipais e nas Assembleias Legislativas. Depois Patrícia Cabral retomou a formação sobre o laicato falando da vocação e missão dos cristãos leigos e leigas a partir do Concílio Vaticano II. "É de suma importância que nós leigos e leigas, saibamos reconhecer qual o nosso papel na igreja e quais os espaços da sociedade que precisamos estar inseridos. A organização dos cristãos leigos e leigas se dá a partir do entendimento que devemos estar na sociedade para a boa prática de fé e vida" disse Patricia Cabral.

Na parte da tarde Nilson Moreira apresentou O que é? Como se constituiu? Quem participa do Conselho de leigos e leigas? Em seguida Dom Ionilton conduziu a escolha da ampliada do Laicato da Prelazia com o intuito de na assembleia que acontecerá até o fim do ano, possam escolher a coordenação do Conselho do Laicato da Prelazia. Finalizando o dia Patrícia partilhou o que aconteceu na XXXVII Assembleia Nacional do Laicato de 31/5 a 3/6, em Belo Horizonte.

No domingo iniciou-se a formação com a apresentação da Cartilha do Sínodo da Amazônia, os materiais para roda de conversas e o boletim sobre o sínodo que será produzido semanalmente pela REPAM. Em seguida foi realizado os trabalhos de grupo sobre os areópagos modernos família, mundo do trabalho, educação, casa comum, política e políticas públicas, superação da violência e as relações da igreja com a participação da mulher, clero e Laicato, igreja e sociedade identificando os desafios e quais ações devemos realizar para alcançarmos os objetivos que desejamos.

"Realizamos neste final de semana, sexta, sábado e hoje, um encontro de formação para os leigos e leigas daqui da Prelazia, vindo de todas as paróquias. Era uma programação dentro do Ano do Laicato, que foi programado só faltava agendar, graças à Deus conseguimos marcar para esta data, e ai vieram do Conselho do laicato da Arquidiocese de Manaus a Patrícia e o Nilson e assim nos ajudaram, o tempo todo, nos acompanhando, e o objetivo era ajudar na formação dos leigos e leigas da prelazia e fortalecer o trabalho organizado do laicato através do conselho de leigos, que é o objetivo durante o Ano do Laicato que todas as dioceses e prelazias se constitua, e eu desejava muito ver nascer na prelazia, por que também como padre religioso na Bahia e Sergipe, ajudei muito ao Regional Nordeste 3 na organização do laicato e sentia essa vontade de continuar aqui na Prelazia esse trabalho. E assim fizemos, graças à Deus acho que terminamos o encontro com o nosso objetivo alcançado. Houve a formação, aprofundamos a vocação e missão dos leigos e também conseguimos organizar o primeiro núcleo do Conselho do Laicato na Prelazia de Itacoatiara" disse Dom josé Ionilton ao fim do encontro.

Ao final foi realizado o envio por Dom Ionilton para a motivação dos agentes cristãos leigos e leigas que não poderiam estar na formação através dos participantes












Nenhum comentário:

Postar um comentário