terça-feira, 4 de junho de 2019

Regional Norte 1 realiza primeiro seminário de Iniciação à Vida Cristã


Conforme previsto nas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora do Regional Norte 1, aprovadas em 2015, na segunda Urgência: Igreja: Casa da Iniciação a Vida Cristã, foi realizado o primeiro Seminário Regional da Iniciação a Vida Cristã, com o Tema: Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários e o Lema “Se permanecerdes em minha palavra, sereis meus discípulos” (Jo 8,31).

Participaram as Prelazias de Borba, Itacoatiara e Tefé, as dioceses de Alto Solimões, Coari, Parintins, Roraima e São Gabriel da Cachoeira e a Arquidiocese de Manaus, num total de 142 agentes de pastoral, sendo catequistas, ministros (as) da Palavra, equipes de liturgias e lideranças das diversas pastorais.

O Seminário iniciou na noite do dia 30 com uma celebração presidida por Dom Mário Antônio da Silva, Bispo de Roraima, Bispo referencial da Iniciação a Vida Cristã no Regional e segundo Vice Presidente da CNBB. Dom Mário recordou o caminho feito no Regional para chegarmos a este seminário, “foi um caminho longo percorrido até aqui, mas que não se encerra, continua, a Iniciação a Vida Cristã é um caminho que não tem fim”.

Na Dinâmica do Seminário ocorreram conferências pela parte da manhã: Itinerário para formar Discípulos Missionários (Dom Mário Antônio), Querigma e Introdutores (Pe. Lúcio Nicoletto), Celebrações a partir do Rito de Iniciação a Vida Cristã e Mistagogia (Pe. Domingos Ormonde), e Sínodo para a Amazônia – Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral (Márcia Oliveira). À tarde ocorreram as oficinas: Praticas dos introdutores, Celebração da Palavra, Leitura Orante da Palavra e experiências com Povos Indígenas. Esta dinâmica possibilitou que os participantes do seminário além de participar das conferências, pudessem de forma prática fazer a experiência. 

Os participantes do seminário retornaram as suas dioceses, prelazias com compromissos assumidos para avançar no processo da iniciação a vida cristã. Na celebração de envio, o Bispo referencial, Dom Mário Antônio agradeceu a todos, e pediu que continuassem assumindo este importante serviço da Igreja, formar discípulos e discípulas missionários, comprometidos com as causas do Reino.

 Fotos: Patrícia Cabral















Nenhum comentário:

Postar um comentário