quarta-feira, 17 de julho de 2019

UMA IGREJA EM SAÍDA NA BUSCA DE NOVOS CAMINHOS

O regional Norte 1 vivenciou a experiência de uma Igreja em Saída buscando novos caminhos, foram muitas as ações ocorridas desde o mês de junho, uma movimentação e participação das 9 Igrejas de nosso Regional para atividades comuns: Seminário de Iniciação a Vida Cristã (30 de maio a 02 de junho), 142 agentes. Seminário das Pastorais Sociais (13 a 16 de junho), 80 agentes. Pré Congresso Vocacional, 70 agentes, Assembléia dos Diáconos (06 a 08 de julho) 60 diáconos e esposas. Todas estas atividades reuniram as Prelazias de Borba e Itacoatiara, Tefé, as Dioceses de Alto Solimões, Coari, Parintins, Roraima e São Gabriel da Cachoeira e a Arquidiocese de Manaus. Momento de muita comunhão, participação, reflexão, sonhos e esperanças.

Ainda neste mesmo tempo ocorreram ações que nos envolveram como o Fórum Franciscano para o Sínodo Pan-Amazônico (04 a 06 de julho), com a participação de cerca de 160 franciscanos e franciscanas, muitos deles que atuam neste regional. Ajuri Amazônico (01 a 07 de julho), um curso que envolveu 80 participantes, vindo sobretudo da Arquidiocese de Manaus, mas que também contou com a presença de outras dioceses e prelazias do Regional. Formação sobre Leitura Bíblica no Chão Amazônico, realizado pela CRB (Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil – Regional Amazonas e Roraima) e CEBI (centro de Estudos Bíblicos – Amazonas), com participação de 50 pessoas.

Mas ainda ocorreram dois grandes encontros: A Prelazia de Borba reuniu mais de trezentos jovens no IV congresso da Juventude na Paróquia de Novo Aripuanã (12 a 14 de julho), A Juventude da Prelazia se reuniu para celebrar, refletir e animar a caminhada, envolvendo famílias, comunidades, paróquias, toda Igreja presente no Rio Madeira e seus afluentes.

A Prelazia de Tefé realizou a 5ª Assembleia das Comunidades Eclesiais de Base (10 a 14 de julho) na Paróquia de São José em Jutaí, com a participação de cerca de 900 representantes das comunidades indígenas, ribeirinhas e urbanas, tratando também do tema da Juventude: Não Tenham medo vão anunciar: Amazônia novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral.

Tudo isso acontece ao redor dos Sínodos para Amazônia e da juventude. Bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas buscando caminhar a partir do chão sagrado da Amazônia, aprofundando novos caminhos para a Igreja, envolvendo sobretudo a juventude.

Sigamos em frente, nesta Igreja comunhão, participação, como diz o Documento de Aparecida: “A Igreja de Deus na América Latina e no Caribe é Sacramento de Comunhão de seus povos. É morada de seus povos; é casa dos pobres de Deus.” (DAp 524). Que Nossa Senhora da Amazônia continue iluminando esta caminhada, e que a Exemplo de Jesus de Nazaré nunca nos faltem coragem e paixão para anunciar o Reino e denunciar tudo que mata a vida neste chão amazônico.


Por Diác. Francisco Andrade de Lima

Secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB










Um comentário: