segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Comissão Nacional dos Diáconos parabeniza bispo da Prelazia de Itacoatiara por inicar processo de formação ao diaconato

A Prelazia de Itacoatiara iniciou no dia 3 de agosto o processo de formação de diáconos diante da necessidade local. Ao tomar conhecimento, o presidente da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil, o diácono permanente Francisco Pontes pronunciou-se, parabenizando o bispo local, Dom Ionilton Lisbo por esta iniciativa.

Confira na íntegra:


Excelentíssimo e Reverendissimo Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira.
Bispo da Prelazia de Itacoatiara
Estimados presbíteros.

Graça e paz!

A Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil se alegra pela notícia do início do processo de discernimento e formação dos candidatos ao diaconato da Prelazia de Itacoatiara.
O ser, a vocação e a missão do diácono surgem da ação criativa do Espírito Santo, na Igreja primitiva diante das necessidades da comunidade e da urgência da Igreja em cumprir a sua missão (At 6,3). A restauração do diaconato permanente pelo Concílio Vaticano II não é um retorno somente a origem da Igreja, é muito mais que isso, ela vem responder a uma nova visão ministerial de Igreja. A história e as perspectivas pastorais que tanto motivaram os padres conciliares a restaurar o ministério diaconal, na verdade, eram motivações do grande protagonista da Igreja: o Espírito Santo.
O diaconato tem a sua origem na consagração e na missão de Cristo, nas quais o diácono é chamado a participar (cf. LG, 28a).
Nos últimos anos a vocação diaconal tem crescido, isto é, muitos bispos e presbíteros têm motivado e acolhido a vocação diaconal em suas dioceses. As diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja do Brasil (Doc 96 CNBB), indicam a as etapas do processo formativo, bem como o perfil e os pré-requisitos necessários para se tornar um diácono permanente. Além das diretrizes cada diocese estabelece os seus critérios segundo as necessidades da Igreja particular. Mais que nunca a Igreja espera dos diáconos disposição missionária para servir aos mais pobres nunca Igreja em saída, companheira no caminho. “A Conferência de Aparecida espera dos diáconos um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão”. (DAp 208).
Nos unimos a Comissão regional dos Diáconos e nos colocamos à disposição para colaborador no processo formativo dos candidatos e rogamos ao Senhor da messe, que envie operários para a sua messe.
Que Nossa Senhora das Vocações e São Lourenço intercedam por esta iniciativa esperançosa para a Prelazia de Itacoatiara e para a nossa Igreja na Amazônia.

Fraternalmente,

Diác. Francisco Pontes
Presidente da CND

Manaus, 3 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário