terça-feira, 13 de agosto de 2019

Secrerário do Regional Norte 1 - AM/RR fala sobre sua caminhada eclesial

Falar da caminhada feita é um tanto complicado, pois falar de nós mesmos não é algo muito fácil. Sou Francisco Andrade de Lima, filho de agricultores, nascido em Tefé/AM, batizado na Comunidade Divino Espírito Santo, sede de uma Paróquia chamada Missão, com mais de 60 comunidades, todas ribeirinhas. Minha família residia num lugar chamado Santa Marta, às margens do Rio Solimões. É nesse lugar que inicia minha caminhada de fé.

Por causa da ausência de escolas, de serviço de saúde meus pais decidiram então mudar para a cidade de Tefé. Assim, poderiam nos proporcionar acesso à educação, à saúde… Cresci nesta cidade e ali continuei o processo de educação na fé. Fiz a primeira comunhão, confirmei a fé (crisma), celebrei o matrimônio e fui ordenado diácono.

Ainda jovem, aos 20 anos (1995), recebi de Dom Mário Clemente Neto o convite para colaborar na equipe de Coordenação de Pastoral da Prelazia de Tefé, que tinha como coordenador o Pe. Domingos da Rocha Ferreira, um padre Espiritano. Fui conhecendo melhor a Igreja, colaborei na formação de muitas lideranças ribeirinhas, ao mesmo tempo continuava o meu processo de formação. Já tendo como bispo Dom Sérgio Eduardo Castriani, fui convidado para assumir o serviço da Coordenação de Pastoral da Prelazia. No início, achei um tanto estranho: como um leigo jovem poderia assumir tal serviço? Mas fui animado e motivado pelo bispo e assumi.

A Prelazia não tinha ainda o Diaconato Permanente. Em 2005, Dom Sérgio convidou o então formador dos seminaristas, Pe. Teodoro Mendes Tavares (hoje Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no Pará), Ir. Ana Pedroso (uma Franciscana Missionária de Maria) e eu, para que apresentássemos uma proposta de uma escola diaconal. Nesta ocasião, já estávamos em um processo de animação vocacional em vista do diaconato permanente na Prelazia.

Depois de um longo tempo, no dia 11 de abril de 2010, foram ordenados os 4 primeiros diáconos permanentes da Prelazia de Tefé, e um deles sou eu. Como diácono, continuei os serviços na Coordenação de Pastoral, que já havia iniciado antes do diaconato como leigo, percorrendo os rios da Prelazia, colaborando na formação de agentes de pastoral.

Em 2015, Pe. Zenildo Lima da Silva, o então Secretário Executivo do Regional Norte 1 da CNBB, informou que os Bispos do Regional nos indicaram (eu e minha esposa) para assumirmos este serviço. No começo, achei complicado, pois seria uma mudança radical, inclusive de endereço. Depois de um longo discernimento com a esposa e filhas, decidimos aceitar a missão. Chegamos em Manaus em janeiro de 2016 para esta missão que estamos até hoje.

Para mim, fazer a experiência da vocação familiar, sendo pai, esposo, e, ao mesmo tempo, a vocação ao ministério ordenado como diácono permanente, apesar dos desafios, não tem sido difícil. Ter uma família que está sempre presente comigo, minha esposa e minhas duas filhas todas atuando, exercendo algum serviço na comunidade é algo que me incentiva e me faz cada vez mais ter certeza do caminho escolhido. O serviço que exerço na Igreja que tem origem no Cristo Servo, me faz muito feliz. O processo vocacional não termina, é um processo, continua por toda a vida, a cada dia vai sendo construído ao longo da vida.

Diácono Francisco Andrade de Lima
Secretário Regional – Norte 1

Fonte: http://repam.org.br/?p=3043

Nenhum comentário:

Postar um comentário