quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Novas Diretrizes da CNBB e Sínodo são destaques da 47ª. Assembleia do Regional Norte 1


Com o tema  “Igreja da Amazônia: Casa do Pão, da Palavra, da Caridade e da Missão em busca de novos caminhos”, o Regional Norte 1 da CNBB – AM/RR realiza de 16 a 19 de setembro, no Centro de Treinamento Maromba. A 47ª. Assembleia, com a presença de 90 pessoas, dentre bispos, padres, religiosos(as) e leigos (as), das nove dioceses/prelazias dos estados do Amazonas e Roraima (Manaus, Parintins, Borba, Itacoatiara, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Alto Solimões e Roraima).

Segundo o presidente do Regional Norte 1, Dom Edson Damian, esta assembleia é um espaço em que as dioceses e prelazias estão reunidas para acolher com generosidade e criatividade as novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2019 – 2023), documento n. 109, aprovadas na 57ª. Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em maio de 2019, cujo objetivo geral é evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude. 

Também está sendo tratado a respeito da caminhada realizada nas comunidades em preparação para o Sínodo, sendo este último com ampla e diversificada preparação através de muitos processos de escuta, principalmente ao clamor dos pobres, ribeirinhos e povos originários da Amazônia (indígenas) com sua sabedoria ancestral e sua forma de viver respeitando a natureza), tendo 179 (44%) dos 390 povos presentes na Pan-Amazônia participado de alguma forma deste sínodo no processo de escuta, respondendo ao pedido do papa Francisco que os povos indígenas fossem os principais protagonistas, fossem escutados com especial atenção.

A assembleia também é um momento de partilha do que cada prelazia e diocese tem realizado a partir das três causas comuns: Migração, Meio ambiente e Indígenas.  As coordenações das diversas pastorais e organismos também tiveram espaço para relatar as principais atividades realizadas, desafios e conquistas, desde a última assembleia, de setembro de 2018 a setembro de 2019.

A Assembleia segue até o dia 19, no Centro de Formação Maromba. Confira o registro fotográfico https://www.facebook.com/pg/cnbbnorte1/photos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário