40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia
23 DE FEVEREIRO: Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma
PEDIDO DA GRAÇA
No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:
Senhor, neste tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.
Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.
OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA
Isto diz o Senhor: assim como a
chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e
fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a
alimentação, assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim
vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos
que pretendi, ao enviá-la. (Is 55, 10-11)
REFLETINDO COM A LAUDATO SI’
A Palavra de Deus nunca é estéril, mas sempre dá frutos bons, irrigando e fecundado o terreno das nossas vidas e comunidades. Na Laudato Si’, o Papa Francisco explica que a Palavra de Deus é uma “palavra criadora” e que, portanto, “o mundo procede, não do caos nem do acaso, mas de uma decisão, o que o exalta ainda mais” (LS 77). Francisco ensina que a nossa casa comum é fruto do amor divino, pois “o universo não apareceu como resultado de uma omnipotência arbitrária, de uma demonstração de força ou de um desejo de auto-afirmação. A criação pertence à ordem do amor. O amor de Deus é a razão fundamental de toda a criação” (LS 77).
Olhando para a imensidão da Amazônia,
o Papa “nos convida a defender esta região ameaçada, a fim de a preservar e
restaurar para o bem de todos, incutindo esperança em nossas capacidades para
construir o bem de todos e a Casa Comum” (Instrumento
de Trabalho do Sínodo para a Amazônia, 2). Assim, também nós somos chamados
a levar uma palavra de vida, de solidariedade e de fraternidade a todos os
povos e criaturas da Amazônia.
AVANÇANDO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS
Após um momento de silêncio...
À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.
Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.
FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA
“Como Igreja de discípulos missionários, imploramos a graça dessa conversão que ‘implica deixar escapar todas as consequências do encontro com Jesus Cristo nas relações com o mundo ao seu redor’ ( LS, 217)”
(Documento Final do Sínodo para a Amazônia, 18)
Nenhum comentário:
Postar um comentário