segunda-feira, 22 de março de 2021

O Senhor restaura nossas forças e nos faz chegar ao equilíbrio ecológico



40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia 

22 DE MARÇO: Segunda-feira da 5ª Semana da Quaresma


PEDIDO DA GRAÇA

No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:

Senhor, neste  tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.

Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.


OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA

O Senhor é o pastor que me conduz;

não me falta coisa alguma.

Pelos prados e campinas verdejantes

ele me leva a descansar.

Para as águas repousantes me encaminha,

e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro,

pela honra do seu nome.

Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,

nenhum mal eu temerei.

Estais comigo com bastão e com cajado,

eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa,

bem à vista do inimigo;

com óleo vós ungis minha cabeça,

e o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me,

por toda a minha vida;

e, na casa do Senhor, habitarei

pelos tempos infinitos.

(Sl 22, 1-6)

REFLETINDO COM A LAUDATO SI’

O Senhor caminha conosco nestes tempos de preparação para a Páscoa, restaurando as nossas forças diante do cansaço da missão e dos desafios que enfrentamos na construção do seu Reino e do cuidado da casa comum, que requer da nossa parte uma conversão integral para que vivamos o “equilíbrio ecológico”, que nas Palavras do Papa Francisco se estende em várias dimensões: “o interior consigo mesmo, o solidário com os outros, o natural com todos os seres vivos, o espiritual com Deus” (LS, 210).

Que possamos deixar-nos converter e reeducar nossas relações, para viver a verdadeira felicidade e vida em plenitude.






AVANÇANDO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

Após um momento de silêncio...

À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.

Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.

Concluo com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. 


FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA

“Toda a mudança tem necessidade de motivações e de um caminho educativo”. (Laudato Si’, 15).



Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário