domingo, 25 de abril de 2021

Alex Mota da Costa é ordenado padre na Prelazia de Itacoatiara


A Prelazia de Itacoatiara conta desde este sábado, 24 de abril, com mais um padre. Dom Ionilton Lisboa de Oliveira ordenava na Catedral de Nossa Senhora do Rosário o díacono Alex Mota da Costa.

Na sua homilia, o bispo destacava que a vocação presbiteral é um chamado, na liberdade, para servir como pastor, insistindo em que “toda vocação começa no chamado de Deus. É Deus que chama”. Ele chama para uma missão, disse Dom Ionilton: “Não existe vocação sem missão. Deus chama e nos confia um serviço na construção de seu Reino”.

A missão, toda missão é serviço, seguindo assim o exemplo de Jesus. O presbítero é chamado a se configurar com Jesus, a ser do mesmo jeito, lembrando o lema que o novo padre escolheu para sua ordenação presbiteral: “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus”.

Ao longo da sua homilia, o bispo da prelazia foi refletindo sobre aquilo que deve estar presente na vida do presbítero, chamado a agir na pessoa de Cristo; a ser homem de misericórdia e compaixão; a ser presbítero – discípulo, que tenha profunda experiência de Deus, que se nutram da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração; a ser presbítero – missionário,  com caridade pastoral que o leve a cuidar do rebanho a ele confiado e a procurar os mais distantes; presbítero – servidor da vida, atento às necessidades dos mais pobres, comprometido na defesa dos direitos dos mais fracos e promotor da cultura da solidariedade; presbítero cheio de misericórdia, disponível para administrar o sacramento da reconciliação.



A unção do presbítero, que ele recebe na ordenação, não deve ser para a autocontemplação, insistia Dom Ionilton, e sim para ser enviado. Por isso, ele fazia um chamado ao novo padre: “Não fixe seu olhar no que é exterior em sua vocação: a vestimenta, o título, as funções, os bens, o poder, mas fixe sempre o seu olhar em Cristo, Bom Pastor”, lembrando as palavras que aparecem no prefácio da Oração Eucarísitca VI D, se referindo a Jesus, que “sempre se mostrou cheio de misericórdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados”.

Finalmente, Dom Ionilton lembrava a tríplice missão do presbítero: ensinar, transmitir a todos a Palavra de Deus, lembrando as palavras do ritual da ordenação que diz: “procura crer no que leres, ensinar o que creres, praticar o que ensinares”; santificar, procurando viver uma vida nova: “toma consciência do que fazes e põe em prática o que celebras”; e servir, a exemplo do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir.

No final da celebração o novo padre agradecia à sua família, especialmente seus pais, à Igreja da Prelazia de Itacoatiara e do Seminário São José de Manaus, onde se formou ao longo de sete anos. Ele agradecia por ter podido viver “este grande momento que é tempo de Deus”, lembrando de todos “por continuarem a sinalizar na minha vida”, pedindo que “rezem por mim, para que eu sempre seja mais e mais, e busque cada vez mais e mais, sinalizar e poder ter os mesmos sentimentos de Cristo Jesus, o Bom Pastor”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1





Nenhum comentário:

Postar um comentário