domingo, 25 de abril de 2021

Faleceu Dom André de Witte, presidente da CPT e bispo emérito de Ruy Barbosa – BA


Faleceu hoje, 25 de abril, Domingo Dom Bom Pastor, Dom André de Witte, bispo emérito de Ruy Barbosa – BA e presidente da Comissão Pastoral da Terra – CPT. Ele tinha sido internado ontem, 24 de abril, em Salvador, e os médicos estavam estudando a causa de sua doença.

Nascido na Bélgica em 31 de dezembro de 1944, chegou no Brasil em12 de fevereiro de 1976. Ele tinha se formado no Seminário para América Latina, respondendo assim à sua vocação missionária. Durante mais de 18 anos, ele foi padre na diocese de Alagoinhas – BA, onde desempenho diferentes serviços.

Em 28 de agosto de 1994 foi ordenado bispo, assumindo como 4º bispo da diocese de Ruy Barbosa – BA, no dia 18 de setembro. Dom André foi bispo de Ruy Barbosa até 15 de abril de 2020, em que o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia e foi nomeado seu sucessor, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, passando a ser emérito.

Sempre ligado ao trabalho com os agricultores e à defesa da terra, ele era formado em agronomia, Dom André assumiu em 2015 a vice-presidência da Comissão Pastoral da Terra, passando a ser presidente em 2018. Recentemente, na XXXIII Assembleia Nacional da CPT, celebrada de 6 a 8 de abril, tinha sido reeleito como presidente.




Dom André sempre foi uma pessoa de extrema simplicidade, pobre entre os pobres, com grande disposição para escutar e acolher todo mundo, um pastor com cheiro de ovelha. Ele se destacou pelo seu talante moderado, não impedindo isso ter uma atitude profética em defesa do povo diante das injustiças, um compromisso do qual nunca abriu mão.

Em nota, a Diocese de Ruy Barbosa, a través do seu bispo, tem informado sobre seu falecimento, afirmando que “toda a família Diocesana, Bispos, Padres, Diáconos, leigos e leigas, também seus familiares na Bélgica, nos juntamos ao coro daqueles que com gratidão suplicam ao Bom Pastor que com seu cajado o conduza as verdes pastagens que ele é merecedor”.

A Comissão Pastoral da Terra também tem emitido uma nota onde com grande pesar comunica a noticia do falecimento de seu presidente, recolhendo brevemente sua trajetória vital, especialmente sua missão durante 45 anos no Brasil e seu serviço na Comissão Pastoral de Terra.


A Presidência da CNBB também divulgou nota de pesar sobre o falecimento de dom André:

 

Nota de pesar pelo falecimento de Dom André de Witte 

 

Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de nosso irmão Dom André de Witte, no último domingo, 25 de abril. Missionário belga, Dom André quis ser sinal de Jesus Bom Pastor e, de forma muito especial, na presença junto aos mais pobres e trabalhadores do campo 

Por mais de 45 anos Dom André serviu à Igreja no Brasil, inicialmente como padre Fidei Donum, e depois como Bispo da Diocese de Ruy Barbosa, na Bahia, por 25 anos e oito meses, até a acolhida de sua renúncia pelo Papa Francisco, em abril do ano passado. Permaneceu junto ao povo de sua diocese e atuante na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil como já fizera por muitos anos como referencial regional, vice-presidente e presidente da Comissão Pastoral da Terra; na Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora; nos diversos grupos de trabalho; e, mais recentemente, na Comissão Especial sobre a Mineração e Ecologia Integral. 

Seja o legado de Dom André nosso compromisso pela Evangelização na perspectiva de Jesus que veio para que todos tivessem vida, denunciando e combatendo os projetos que a ameaçam, como Dom André sempre nos motivou.  

A Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Bispo Diocesano de Ruy Barbosa, a toda a diocese, aos agentes da CPT, amigos e familiares, movimentos e grupos populares do campo que puderam se enriquecer do compromisso evangélico de Dom André de Witte, nossa solidariedade e proximidade, rogando ao Bom Pastor que o acolha e lhe dê o descanso eterno.  

Em Cristo sempre,  

  

Dom Walmor Oliveira de Azevedo 
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente 

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente 

Dom Mário Antônio da Silva 
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente 

Dom Joel Portella Amado 
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral 



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

4 comentários:

  1. Muita falta nos fará mas, temos certeza que sua semeadura irá florescer e frutificar...

    ResponderExcluir
  2. Muita falta nos fará mas, temos certeza que a semeadura florescerá e frutificará!

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos aos familiares,companheiras e companheiros de caminhada de Dom André.

    ResponderExcluir
  4. Que o Deus Pastor conceda a Dom Andre um lugar bem bonito na Sua Glória 👏.

    ResponderExcluir