segunda-feira, 26 de abril de 2021

PJ inicia sua Assembleia Regional refletindo sobre o ciclo de violência contra as mulheres


Aconteceu neste sábado, 24 de abril, a primeira etapa da 11ª Assembleia Regional da Pastoral da Juventude Regional Norte 1, Amazonas e Roraima, que tem como tema: “Nos banzeiros desses rios, vamos juntos: Resistir, Esperançar e Profetizar”, e como lema “Fica conosco Senhor”.

A Assembleia, que terá sua continuidade nos dias 4, 5 e 6 de junho, foi celebrada em formato virtual, foi sobretudo um momento de reflexão, que iniciou com uma mesa de debate, sobre o enfrentamento do ciclo de violência contra a mulher, onde teve a presença e a participação da Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude, Michele Gonçalves, e da coordenadora regional, da Diocese de Coari, Ayslen Reis.

Segundo Luiz Filipe Fialho, Secretário da PJ Norte 1, “nós debatemos, fizemos uma análise de conjuntura sobre o ciclo de violência contra a mulher, como está a realidade aqui no nosso Regional Norte 1, Amazonas e Roraima, sobre essa temática, tudo o que foi levantado durante esse tempo, seminários, debates, rodas de conversa, subsídios e um análise de conjuntura do Brasil”.

Junto com isso foi refletido sobre “a importância da participação da mulher no seio da Igreja, nas estruturas, na sociedade, na política, como um caminho e um horizonte na construção da civilização do amor”, segundo Fialho.


Os processos pastorais da Pastoral da Juventude e uma análise de conjuntura política, ocupou a reflexão na parte da tarde. Quem participou dessa mesa de debate foi Roberta e Marcos Dantas, ambos da comissão nacional de assessores da Pastoral da Juventude, com a presença de Altervir, que é assessor regional, e da irmã Elsie. Foi um momento, segundo o secretário da PJ Norte 1, “para fazer perguntas, tirar dúvidas”.

Diferentes rodas de conversa a partir de algumas perguntas, serviram para debater sobre a realidade das Igrejas que fazem parte do Regional, sobre como está a articulação da Pastoral da Juventude e quais ações em tempo de pandemia, podem ser realizadas “em prol da construção de um novo puxirum, de uma nova sociedade e sobretudo de um novo projeto para a Pastoral da Juventude” segundo Luiz Filipe Fialho, que está encerrando seu serviço como secretário regional, assim como Filipe Santos, que encerra também seu tempo como coordenador regional.

No fim da Assembleia foram apresentados os nomes indicados para os serviços que compõe a coordenação regional, para o novo secretario e o novo coordenador regional e a nova equipe de assessoria também, que serão concretizados nesta segunda-feira, 26 de abril, num momento de oração e mística, onde será eleita essa nova equipe.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação Regional Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário