quinta-feira, 22 de abril de 2021

"Criar um planeta justo, equitativo e ambientalmente seguro". Apelo do Papa Francisco no Dia da Terra

 


Repetir as coisas para que não caiam no esquecimento. Com esta intenção o Papa Francisco iniciou o seu vídeo para o Dia da Terra, numa altura em que cada vez mais, e ele é um dos grandes arquitetos disto, "estamos a tornar-nos mais conscientes de que a natureza merece ser protegida".

Nas suas palavras, o Santo Padre convidou-nos a "cuidar da biodiversidade, cuidar da natureza", recordando as lições da pandemia, que "nos mostrou o que acontece quando o mundo para", com um impacto decisivo nas alterações climáticas, o que nos mostra que a ação humana "faz estragos".

O que acontece à natureza, nas palavras do Papa, "afeta-nos a todos, embora de formas múltiplas, diversas e inequívocas", insistindo que "também nos ensina mais sobre o que precisamos de fazer para criar um planeta justo, equitativo e ambientalmente seguro", um desafio que tem sido assumido por muitos líderes mundiais, para quem o Santo Padre se tornou uma das grandes referências morais da humanidade.

Referindo-se à pandemia de Covid, o Papa Francisco diz que "ela ensinou-nos esta interdependência, este partilhar o planeta", avisando-nos da urgência em que vivemos, "não temos tempo para esperar". Considerando que temos os meios para agir, ele faz-nos perceber que "está na hora de agir, estamos no limite". Isto é provado por um ditado que ele já repetiu em várias ocasiões: "Deus perdoa sempre, nós homens perdoamos de vez em quando, a natureza já não perdoa mais". Por esta razão, devemos estar conscientes de que quando "a destruição da natureza começa, é muito difícil impedi-la, mas ainda há tempo".




Na sua mensagem apela a trabalhar em conjunto, como forma de "ser mais resilientes", insistindo que o momento atual deve levar-nos a "impulsionar a inovação, a invenção, a procurar novos caminhos". Recordando a sua agora famosa frase: "Não se sai igual duma crise, sai-se melhores ou piores", ele disse que "se não saímos melhores, estamos num caminho de autodestruição".

Finalmente, fez "um apelo a todos os líderes do mundo para agirem com coragem, para agirem com justiça e para dizerem sempre a verdade ao povo, para que as pessoas saibam como se proteger da destruição do Planeta, como proteger o Planeta da destruição que muitas vezes desencadeamos", agradecendo todo o bem que está sendo feito para o cuidado da casa comum.

No seu tweet diário, o Papa Francisco já tinha avisado que "quebrámos os laços que nos uniam ao Criador, aos outros seres humanos e ao resto da criação". A partir desta realidade, ele insistiu na necessidade de "sarar estas relações danificadas, que são essenciais para sustentáculo de nós mesmos e a toda a trama da vida".




Nenhum comentário:

Postar um comentário