terça-feira, 13 de abril de 2021

Dom Adolfo Zon destaca “as temáticas preciosas da 6ª SSB” e o ambiente fraterno da 58ª AG da CNBB

 

Na análise que estamos fazendo ao longo desta semana com os bispos do Regional Norte 1 da CNBB sobre o decorrer da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, hoje partilhamos com Dom Adolfo Zon, bispo de Alto Solimões, que mostra o que tem sido o segundo dia da Assembleia.

Uma Assembleia com uma pauta muito ampla, segundo Dom Adolfo Zon, está se desenvolvendo ao longo dos dois primeiros dias. Na manhã desta terça-feira foram abordadas questões referentes ao Pio Colégio Brasileiro em Roma, dois subsídios da Comissão da Doutrina da Fé, o Projeto Comunhão e Partilha que já vem sendo realizado desde há oito anos e ajuda na formação dos seminaristas das dioceses mais pobres, que atualmente beneficia mais ou menos 400 seminaristas. Também foi abordado o Ano Vocacional em 2023, comemorando os 40 e 20 anos dos Anos Vocacionais já celebrados, o Fundo de Solidariedade e a 6ª Semana Social Brasileira.

O bispo, que acompanha as Pastorais Sociais no Regional Norte 1, relatava algumas das atividades desenvolvidas pela 6ª Semana Social Brasileira e os matérias que já estão postados no site. Desde uma perspectiva amazônica, tendo em conta as dificuldades de comunicação em muitas regiões do interior da Amaônia, Dom Adolfo colocava que as atividades, “todas acontecem virtualmente, o que faz com que em muitas dioceses fiquem alheios”. O motivo é que a internet não possibilita “acompanhar tanta riqueza que se está produzindo e se está realizando”.




Por isso, o bispo de Alto Solimões sugere a possibilidade de “realizar uma sistematização que possa ser partilhada com as diferentes igrejas, compartilhando as coisas melhores que estão sendo realizadas nos mutirões que acontecem de forma virtual”. Segundo Dom Adolfo, “isso ajudaria a criar conteúdos e partilhar experiências”. Ele mesmo diz se ver “um pouco fora de tanta coisa que está acontecendo, por não termos uma internet que possa nos ajudar para acompanhar”.

Dom Adolfo entende que diante da situação da pandemia, “a única forma de realizar as diferentes programações é virtualmente”, mas espera que a chegada de cartilhas escritas nas dioceses “ajude a socializar e que o nosso povo possa ir sensibilizando-se e refletindo um pouco sobre as temáticas preciosas desta 6ª Semana Social Brasileira”.

Dom Adolfo destaca o momento de encontro com o presidente do CELAM o secretário geral adjunto e os diretores dos centros em que se divide o Conselho Episcopal Latino-americano, realizado na tarde desta terça-feira. Segundo o bispo, Dom Miguel Cabrejos destacou os grandes aportes da CNBB no caminho da sinodalidade e sua capacidade propositiva. O bispo de Alto Solimões destaca o ambiente fraterno ao longo do encontro com o CELAM e ao longo da Assembleia, mesmo em modo virtual. Ele ressalta a possibilidade de todos se manifestar e o respeito a todas as opiniões, o que facilita que todos os participantes possam se expressar com plena liberdade.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário