sábado, 15 de maio de 2021

Fazendo Bonito em São Gabriel da Cachoeira, um debate em torno ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescente



São Gabriel da Cachoeira, dentro das programações do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizava nesta sexta-feira, 14 de maio, um encontro virtual para refletir sobre uma realidade muito presente na sociedade.

A Live, que teve por nome “Fazendo Bonito em São Gabriel da Cachoeira” contou com a participação de Alissia Regina Pereira Pinheiro- psicóloga clínica no CEPEN, que assumiu a função de mediadora, Nathália Gusmão- assistente social-SEMSA/SGC, Marianne Kaliny Ferreira da Silva-enfermeira IFAM/CSGC, Dom Edson Taschetto Damian- Bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira, Maria Aparecida Marques Fernandes- irmã Catequista Franciscana e psicóloga da SEDUC/ SGC, e Franciane Souza- psicóloga IFAM/CSGC.

O encontro foi momento para refletir sobre as faces da violência sexual, com ênfase no abuso e exploração sexual, a rede municipal de atendimento no enfrentamento ao abuso sexual, o papel da escola, família, e comunidade no enfrentamento ao abuso sexual, e a Operação Kuñatai.



Segundo foi refletido durante a Live, a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, por sua incidência e constância, desafia continuamente o fortalecimento da rede de proteção, pois calar é consentir! Diante dessas situações, é preciso dar visibilidade e não deixar impune esta ação criminosa que traz tantos malefícios para pessoas ainda em desenvolvimento, no caso as crianças e adolescentes.

A rede de proteção se fortalece, segundo refletido, com o protagonismo juvenil, o envolvimento das famílias, igrejas, escolas, entidades e a rede de atendimento: Conselho Tutelar, delegacia, Unidade Básica de Saúde, CREAS estão aptos, estruturados e com profissionais sensíveis para esta demanda. Por isso, é preciso coragem, agir com a força do coração para continuar esta luta em defesa da vida!


Com informações da Ir. Maria Aparecida Marques Fernandes, Catequista Franciscana

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário