quinta-feira, 20 de maio de 2021

Os bispos do Regional Norte 1 celebram o ministério do leitorato e a admissão às ordens sacras de 12 seminaristas


O Seminário São José de Manaus, onde estudam os seminaristas das dioceses e prelazias do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, celebrou nesta quinta-feira, 20 de maio, o leitorado de Odinei Viana Meireles, indígena do povo tucano, da diocese de São Gabriel da Cachoeira, e a admissão às ordens sacras de 11 seminaristas da Arquidiocese de Manaus, as dioceses de Parintins, Roraima, São Gabriel da Cachoeira e Coari, e a prelazia de Tefé.

Cada um dos bispos acolheu seus seminaristas, numa celebração onde mais uma vez apareceu a união existente entre as diferentes Igrejas do Regional Norte 1 da CNBB. Na homilia, o presidente do Regional, que presidiu a celebração refletia sobre a vocação, afirmando que “a iniciativa de toda vocação é de Deus. Ele nos chama gratuitamente e espera de nós a acolhida generosa do seu chamado.

Dom Edson Damian enfatizava que diante do chamado de Jesus, “os discípulos imediatamente deixaram tudo e seguiram Jesus”. Segundo o bispo de São Gabriel da Cachoeira, “Jesus continua chamando também hoje, e espera de nós a mesma prontidão, a mesma generosidade”. Ao mesmo tempo, o presidente do Regional refletia sobre o convite que Jesus nos faz a permanecer N´ele, o que “nos mostra a importância da oração e da escuta da Palavra”, lembrando também o amor universal de Jesus pelos pequenos e pecadores.



A todos os seminaristas que se formam no Seminário São José de Manaus, Dom Edson fazia-lhes o convite a serem “testemunhas do Crucificado Ressuscitado no coração da Amazônia para fazer realidade os sonhos do Papa Francisco”. Segundo o presidente do Regional Norte 1, “a Amazônia vive um tempo grandioso, um kairós”, e por isso chamava os seminaristas a “entrar nos novos caminhos delineados pelo Sínodo para continuar a missão na Amazônia”.

Na missa foi lida a carta aberta que os bispos da Amazônia, reunidos virtualmente nos dias 18 e 19 de maio, escreveram ao Povo de Deus, que Dom Edson convidava aos seminaristas a ler e meditar. Finalmente, Dom Leonardo Steiner parabenizava agradecia pelo seu sim, aos seminaristas que receberam a admissão às ordens sacras e o ministério do leitorato. Também agradecia ao reitor e os formadores do Seminário pelo seu trabalho no Seminário São José de Manaus.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário