quinta-feira, 20 de maio de 2021

Unidade: uma dimensão a ser construída entre todos a cada dia


Nesta semana que antecede a festa de Pentecostes, celebramos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A unidade é um pedido de Jesus aos seus discípulos, que quer que entre eles exista a mesma união que acontece entre Ele e Deus Pai.

A questão primeira e fundamental e se a gente sente necessidade dessa unidade, ainda mais numa sociedade que tenta colocar na cabeça da gente a dinâmica do individualismo como elemento que gere divisão e facilite o controle social. Fazemos parte de uma estrutura que incentiva o enfrentamento, o que deve nos levar a refletir como superar as tensões cada vez mais presentes entre nós.

Tudo isso vai gerando um sentimento de crispação, de desconfiança para com os outros, uma atitude presente nas nossas famílias, no mundo do trabalho, na rua e também nas Igrejas. Os outros são vistos como inimigos, deixando de lado o sentimento de fraternidade que deveria estar presente no meio de nós.




Por isso temos que insistir em que a unidade é uma dimensão a ser construída entre todos a cada dia. Nunca podemos esquecer que juntos somos mais, que juntos conseguimos superar com maior facilidade as dificuldades com que a gente vai se deparando no dia a dia. A divisão é uma pandemia que não ajuda a superar a pandemia que assola a humanidade neste momento da história, fazendo com que a gente pague um alto preço, consequência de posicionamentos egoístas, claro exemplo de atitudes individualistas.

Nunca podemos esquecer que há muitos mais elementos que nos unem do que aquilo que nos separa, mesmo que nos empenhemos em acentuar as diferenças, que, por outro lado, podem ser superadas na medida em que a gente se empenhe nisso. Mas realmente queremos avançar nessa proposta de unidade? Estamos dispostos a deixar de lado atitudes que nos dividem e enfrentam? Quais os valores que nessa perspectiva estamos transmitindo àqueles com quem a gente convive, principalmente nas nossas famílias, sobretudo entre as gerações mais jovens?

Quem se diz cristão deveríamos refletir sobre a necessidade de avançar no caminho da unidade, nos tornando um exemplo e uma referência de uma sociedade cada vez mais enfrentada e, em consequência, mais violenta. É tempo de nos esforçarmos num caminho que só pode nos aportar coisas boas e pode nos ajudar a fazer realidade um mundo melhor para todos e para todas. Vamos lá, a unidade é o caminho a seguir, não duvide.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1 - Editorial Rádio Rio Mar


Nenhum comentário:

Postar um comentário