quarta-feira, 2 de junho de 2021

Rede CLAMOR reflete sobre o tráfico de pessoas para fins de recrutamento forçado



A Rede CLAMOR vem denunciando ao longo deste ano diversas situações de tráfico de pessoas na América Latina e no Caribe. Neste mês de junho o tema de reflexão é o tráfico de pessoas para fins de recrutamento forçado para conflitos armados e atividades criminosas.

Segundo o vídeo divulgado, essa "é uma grave violação dos direitos humanos e que tem crescido na América Latina nos últimos anos". Desde a Rede CLAMOR se informa que "milhares de pessoas foram afetadas, sendo meninos, meninas, jovens e adolescentes os mais afetados". 

Tudo isso vem motivado porque "os traficantes e suas redes se aproveitam da vulnerabilidade e das necessidades econômicas, emocionais e trabalhistas das vítimas, utilizando-as como objetos de guerra, colocando em risco seus projetos de vida, e capacidade de decisão". Estamos diante de uma realidade, nos diz o vídeo, em que "os reclutas são obrigados a enfrentarem conflitos, onde se envolvem na produção e venda de drogas, uso de armas, assassinatos, entre outras práticas ilícitas".

Diante dessa realidade, a Rede CLAMOR insiste em que "os Estados, a Igreja e a sociedade devem trabalhar juntos para a prevenção do tráfico e a proteção de todas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis". Por isso, ninguém pode esquecer que "a vida não é uma mercadoria, é sobre pessoas", fazendo um chamado a se juntar a eles na defesa da dignidade e dos direitos das vítimas de tráfico de pessoas.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário