quarta-feira, 23 de junho de 2021

Solidariedade da Diocese de Roraima pela morte da Ir. Telma, que fez de cada migrante “seu irmão mais próximo”


A diocese de Roraima emitiu uma nota de solidariedade pela morte da Ir. Telma Lage, que começa com uma frase da religiosa falecida: “Estar em missão é o melhor caminho de conversão”.

A nota, assinada pelo bispo diocesano, Dom Mário Antônio da Silva, lembra a vida da Ir. Telma, nascida em Itabira, Minas Gerais, em 23 de fevereiro de 1972, relatando sua caminhada vocacional e missionária na Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores.

Depois de trabalhar na Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, “em 2013, Ir. Telma Lage foi enviada em missão para a comunidade Nossa Senhora da Amazônia de Roraima”, relata a nota, que lembra que isso aconteceu em resposta a um pedido de Dom Roque Paloschi feito à Conferência dos Religiosos do Brasil.



Segundo Dom Mário Antônio, “Irmã Telma era conhecida por sua firmeza, mas sobretudo por sua sensibilidade, de modo particular com os mais Pobres”. O bispo lembra que recentemente tinha sido eleita assessora da Pastoral da Juventude do Regional Norte 1, fazendo memória da sua sabedoria e dedicação na coordenação do Centro de Migrações e Direitos Humanos da Diocese de Roraima, “acolhendo os migrantes e provendo suas necessidades iniciais” e fazendo de cada migrante “seu irmão mais próximo, ao qual dedicou seu amor, sua ternura, seu tempo e sua vida”.

“Sua vida destemida, simples e engajada é um sinal de profecia e esperança em uma sociedade individualista e desigual”, segundo o bispo de Roraima. Dom Mário Antônio pede que “seu testemunho brilhe para nós como um sinal eloquente do amor a Deus e aos irmãos”. Finalmente, em nome da diocese “agradece sua audácia, sua coragem, sua resistência, sua fidelidade, sua dedicação e sua perseverança”, pedindo a Deus que lhe dê o eterno descanso.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Um comentário: