sexta-feira, 23 de julho de 2021

Caritas, comunicação e Economia de Francisco e Clara centram o debate no Encontro de Pastoral da Prelazia de Tefé


O Encontro de Pastoral da Prelazia de Tefé, que acontece de 21 a 25 de julho, celebrou nesta sexta-feira, 23 de julho, a assembleia da Caritas da Prelazia de Tefé com a participação das instituições que fazem parte da Caritas e alguns convidados.

Os trabalhos foram conduzidos pela presidenta da Caritas da Prelazia de Tefé, Francisca Andrade e o coordenador de pastoral da prelazia, padre Mellon A. Waïbena. A Caritas Brasileira, fundada em 1956 por Dom Helder Câmara, é uma rede de solidariedade, um compromisso com as causas sociais junto às pessoas em vulnerabilidade. Não podemos esquecer que o Papa Francisco define a Caritas como a caricia de Deus na Igreja.

Segundo a presidenta da Caritas da Prelazia de Tefé, todos somos Caritas. Ela lembrava a missão da Caritas: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social". Junto com isso apresentava as diretrizes e orientações estratégicas.



A Caritas Brasileira se faz presente em diferentes níveis, regional, nas dioceses e prelazias e nas paróquias, sempre desde a perspectiva de ser serviço de solidariedade da comunidade. Daí a importância dos encaminhamentos para responder à realidade: organizar, estruturar e dialogar. Para isso se faz necessário trabalhar em rede desde a realidade, na perspectiva da sustentabilidade.

A Caritas da Prelazia de Tefé tem realizado um grande trabalho durante a pandemia, principalmente a través do Projeto Ajuri amazônico, que acompanha duas mil famílias em 6 municípios da Prelazia. Trata-se de levar esperança para a população, fazendo aquilo que o poder público não faz. Desde a Caritas da Prelazia de Tefé estão sendo acompanhados diferentes projetos de economia solidária e geração de renda.

Durante a Assembleia da Caritas foi apresentado o trabalho que faz a Rede um Grito pela Vida, que acompanha o trabalho que está sendo feito, principalmente pela Vida Religiosa, no combate do Tráfico de pessoas e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, uma realidade presente na Amazônia e que o Regional Norte 1 assumiu como uma das suas prioridades.



A eleição da nova diretoria, que deveria ter acontecido na assembleia, foi adiada, segundo a orientação de Dom Fernando Barbosa dos Santos, administrador da prelazia, até a chegada do novo bispo, momento em que deve ser convocada uma nova assembleia eletiva.

O encontro foi momento para refletir sobre a comunicação na Prelazia. A Pastoral da Comunicação está dando passos na articulação desse trabalho nas paroquias e na Prelazia. Mesmo diante das dificuldades, incrementadas numa região onde o acesso à internet nem sempre é fácil, a reflexão tem ajudado a entender a importância de investir numa pastoral que a pandemia da Covid-19 tem mostrado sua importância na caminhada da Igreja. Aos poucos, vai se tomando consciência disso e descobrindo a necessidade de investir em formação, algo que a Rádio Rural de Tefé, a rádio da Prelazia, que com 58 anos é a mais antiga da região, está programando para os próximos messes.

No final do dia, a irmã Michele Silva, que faz parte da Articulação Brasileira de Francisco e Clara, apresentava o que é esta iniciativa do Papa Francisco na tentativa de re-almar a economia. Após apresentar como está sendo realizado o trabalho em nível mundial e brasileiro, a religiosa mostrava os passos que estão sendo dados na articulação na Amazônia Legal e no Regional Norte 1. Experiências que podem ser consideradas expressões da Economia de Francisco e Clara já estão acontecendo, inclusive na Prelazia de Tefé. A irmã Michele relatava algumas experiências nesse sentido dentro da Prelazia, algo que também foi partilhado pelos participantes do encontro, que relatavam algumas experiências que estão sendo desenvolvidas nesse sentido, destacando a importância de valorizar aquilo que a gente tem.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário