sexta-feira, 23 de julho de 2021

Muticom 2021 reúne 5.600 comunicadores da Igreja do Brasil


A Igreja do Brasil realiza nos dias 23 e 24 de julho o 12º Mutirão de Comunicação. O tema deste ano, que tem mais de 5.600 inscritos, o maior número de participantes até o momento, será Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”.

O encontro virtual, terá 6 conferências, apresentações culturais, reflexões e diálogos. Trata-se do maior encontro de comunicação eclesial do país. Devido às restrições impostas pela pandemia e as orientações das autoridades sanitárias, visando a segurança dos comunicadores, ele será 100% on-line. 

O evento contará com a presença de agentes que desenvolvem diferentes trabalhos na área da comunicação eclesial. Será momento de encontro, mas também de lembrar tantos comunicadores vítimas da Covid-19, segundo Everton Barbosa, assessor de comunicação da Arquidiocese de Maringá (PR). Segundo ele, é um momento de “esperança por uma comunicação renovada, a partir da verdadeira solidariedade. Será um momento marcante, de profunda reflexão por uma comunicação humanizada. O Muticom nos dá esperança".


Não podemos esquecer que comunicar é algo que a Igreja não pode deixar de lado, pois na medida em que comunicamos anunciamos a notícia, e nós como discípulos de Jesus Cristo, somos chamados a anunciar a boa notícia do Evangelho. Fazer uma boa comunicação é fazer uma boa evangelização. Também tomar consciência de que comunicamos em nome da Igreja, da necessidade de viver a comunhão e estabelecer redes que fazem com que aquilo que acontece nos diferentes lugares do Brasil seja espalhado e possa ajudar a construir uma Igreja onde todos sejamos protagonistas, e possa ser vivida a sinodalidade e a comunhão que devem estar presentes em nossa caminhada.

O evento, que será transmitido pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá a assessoria do Prof. Massimo Felice, que vai refletir sobre o tema do Muticom 2021, “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”. Na sexta-feira também vai acontecer a palestra da Prof. Magali Cunha, sobre a “Comunicação para a paz em tempos de fake news e ultraconservadorismo”. Junto com as conferências irão acontecer apresentações culturais.

Ao longo do sábado os participantes do encontro irão refletir com a assessoria do Prof. Moisés Sbardelotto, quem vai falar sobre Era do onlife: real e virtual se (com)fundem. Também na Igreja?”. Junto com esse tema serão apresentadas outras 3 palestras: Retomar as rédeas do mundo: o humano-cristão nos novos ecossistemas à luz da Fratelli Tutti” com o Prof. Dr. Norval Baitello Júnior; Comunicação para o bem viver em tempo de máxima desigualdade” com a Prof. Viviane Mosé; “Utopias do mundo integral, com o Prof. Carlos Ferraro; e Comunicação integral: influenciadores ou influenciados?”, com o aporte da Prof. Elizabeth Saad. O encontro será encerrado com uma missa transmitida pelas TVs e rádios católicas.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1, com informações da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário