sexta-feira, 9 de julho de 2021

CNBB conclama pela apuração de todas as denúncias “em vista de imediata correção política e social dos descompassos”


A situação que vive o Brasil tem provocado a reação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, que numa breve e contundente nota, publicada nesta sexta-feira, 9 de julho, “levanta sua voz neste momento, mais uma vez, para defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade”.

A nota, assinada pela presidência da CNBB, define o momento que está vivendo a sociedade democrática brasileira, como “um dos períodos mais desafiadores da sua história”. Diante da gravidade deste momento, os bispos afirmam que essa situação “exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos”.

O episcopado brasileiro destaca “a trágica perda de mais de meio milhão de vidas”, uma situação “agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da COVID-19”. Citando as palavras da Mensagem da 56ª. Assembleia Geral ao Povo Brasileiro, publicada em 19 de abril de 2018, os bispo lembram que “Ao abdicarem da ética e da busca do bem comum, muitos agentes públicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenário desolador, no qual a corrupção ganha destaque”, uma realidade cada vez mais presente na sociedade brasileira, que atingem os mais altos órgãos do poder executivo e legislativo.

Diante dessa realidade, os bispos brasileiros dizem apoiar e conclamar “às instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário