sexta-feira, 16 de julho de 2021

Diácono Francisco Lima: “Momento de partilha, de reflexão, de apontar caminhos, de olhar para a ação como Igreja”


Todos os anos no mês de julho e no mês de novembro acontece a reunião dos secretários executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desta vez aconteceu na última quarta-feira, 14 de julho, e por causa da pandemia, o encontro aconteceu de forma virtual.

Segundo o diácono Francisco Andrade de Lima, secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB, “tratamos de muitos assuntos para a caminhada da Igreja como o novo processo do Sínodo que o Papa Francisco está convocando, um Sínodo que nos chama exatamente para refletir sobre a nossa comunhão, esse nosso jeito de caminhar juntos que o Papa está nos chamando para refletir sobre essa sinodalidade, esse jeito de ser Igreja, esse jeito necessário de caminhar juntos”.

Um outro ponto de reflexão durante a reunião foi a Lei de Proteção de Dados. Segundo o diácono Francisco, “nós como Igreja temos muita responsabilidade com isso”. Também foi refletido sobre o novo Documento de Estudo da CNBB, o Documento 114, “E a Palavra habitou entre nós”, aprovado na última assembleia da CNBB, no mês de abril. Além disso foram abordadas questões relativas ao trabalho dos secretários e secretárias nos regionais, dioceses e prelazias. Também foi abordada a questão da Economia de Francisco e Clara, “esse jeito de viver sem explorar, mas com uma vida digna”.



Mesmo realizado de forma virtual, isso “não diminui nem um pouco esse espírito de comunhão entre nós, entre os secretários regionais, entre a secretaria geral da CNBB, entre os colaboradores que fazem com que a missão da Igreja no Brasil aconteça”, segundo Francisco Andrade de Lima. O secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB destaca que foi “um momento de partilha, de reflexão, de apontar caminhos, de olhar para a ação como Igreja”.

O encontro foi coordenado pelo padre Marcus Barbosa Guimarães, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB. Ele destacou “a disponibilidade, alegria e comprometimento desses secretários e secretarias regionais. Essa generosidade dos participantes é que faz o nosso trabalho fluir, com mais leveza e solidariedade”.

Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Com informações da CNBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário