quinta-feira, 22 de julho de 2021

Encontro de pastoral da Prelazia de Tefé busca caminhos de sinodalidade


A prelazia de Tefé está reunida para participar do encontro de formação e a assembleia da Caritas. Desde o dia 21 até o dia 25 de julho, em pequenos grupos, a prelazia está refletindo sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a sinodalidade, as CEBs e a Escola de Formação.

Dom Fernando Barbosa dos Santos, administrador da prelazia mostrou sua alegria pela retomada das atividades na prelazia, que ele considera “um grande sinal de esperança”. Segundo o bispo, “o momento é preciso para a reflexão sobre a caminhada desta Igreja Particular”. Ele destacou o chamado do Papa Francisco a “caminhar juntos”, pedindo “ser um exemplo deste caminhar sinodal”.

O administrador diocesano pedia deixar do lado o comodismo, “diante de um cenário social tomado pelo sofrimento dos mais pobres, pelo massacre dos povos originários, pela ganância dos poderosos e tantos outros males que assolam este Povo de Deus”. Dom Fernando fez um chamado a “ser sinal permanente de esperança na vida do povo”.


Os participantes do encontro, que no dia 22 reuniu os padres, diáconos e a vida religiosa, refletiram sobre a necessidade de olhar para a cultura urbana, que se faz presente em todas as realidades, também na Amazônia. Diante disso foi destacado a importância das pequenas comunidades e do cuidado da casa comum, como elementos presentes nas Diretrizes.

O tempo atual exige uma renovação missionária e um testemunho de fraternidade, solidariedade e cuidado. Se faz necessário compreender a realidade para discernir caminhos. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB usam a imagem da casa, sustentada em 4 pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão, uma casa que acolhe e envia.

A prelazia de Tefé está dando os primeiros para o grande encontro das CEBs que acontece a cada quatro anos e reúne um grande número de participantes, previsto para 2024. Diante da pandemia, que interrompeu a maioria das atividades pastorais, a prelazia está querendo retomar sua Escola de Formação das lideranças.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário