quarta-feira, 21 de julho de 2021

Escola de Formação de São Gabriel da Cachoeira: construir uma Igreja com rosto amazônico


O Sínodo para a Amazônia deu um impulso definitivo à necessidade de fazer realidade uma Igreja com rosto amazônico e rosto indígena. Aos poucos, a Igreja da Amazônia vai dando passos nesse sentido, ajudando os agentes de pastoral e as lideranças a entender e assumir esse jeito de ser Igreja.

Na diocese de São Gabriel da Cachoeira, a circunscrição eclesiástica com maior porcentagem de população indígena do Brasil, está acontecendo a Escola de Formação, que tem como objetivo “formar lideranças testemunhas capazes de dar razão da própria fé e ajudar a construir comunidades eclesiais com rosto amazônico”.

A escola vai se prolongar ao longo de três anos, com seis módulos, que acontecerão nos meses de julho e janeiro. No dia 18 de julho começou o primeiro módulo, que vai se prolongar até o dia 31 de julho. A escola pretende capacitar para a liderança e animação bíblica, litúrgico, sacramental, possibilitando formação para lideranças que vivam a palavra e os sacramentos que celebram. Junto com isso, será momento para as lideranças aprofundarem na própria fé e nos princípios e valores da ética cristã e da cidadania.



A metodologia prevista para a escola vai ter momentos teóricos e práticos com aprofundamentos dos conteúdos, que depois serão repassados nas paroquias e comunidades. Junto com isso os participantes vão participar de oficinas da leitura orante, do ofício divino e da Celebração da Palavra como método e pratica.

O primeiro módulo tem 80 participantes de todas as paróquias da diocese. Dentre eles se fazem presentes 10 povos indígenas: Tukano, Yanomami, Baré, Baniwa, Piratapuia, Werekena, Arapaso, Desano, Tariano e Tuyuka. A temática está sendo Antropologia cultural e Teológica, com a assessoria dos padres Justino Rezende e Sidicley Meireles, indígenas nascidos na diocese de São Gabriel da Cachoeira, eclesiologia, com o padre Zenildo Lima, reitor do Seminário São José de Manaus,e Leitura Orante e celebrações com a assessoria do padre Odílio Gentil dos Santos, também indígena.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Um comentário:

  1. Parabéns por está iniciativa 👏👏👏. A formação de leigos é ponto chave para a Igreja atual para que o Reino de Deus cresça. Parabéns e Obrigada a todos os participantes. "Somos todos uma Igreja Missionária".

    ResponderExcluir