terça-feira, 13 de julho de 2021

Preparação do Batismo em família: uma proposta pastoral em tempos de pandemia

 

A pandemia da Covid-19 tem desafiado a pastoral da Igreja. A impossibilidade de se encontrar presencialmente fez com que fosse necessário buscar caminhos alternativos para continuar o trabalho evangelizador, especialmente em regiões onde a dificuldade de acesso a internet impede fazer encontros virtuais.

Uma das regiões onde isso acontece é no interior da Amazônia. Diante disso, a gente vai se deparando com experiências que tem ajudado no trabalho pastoral e que inclusive podem ser assumidas como caminho de futuro, também após a pandemia.

Na diocese do Alto Solimões, a paróquia São Sebastião, da cidade de Atalaia do Norte – AM, celebrava no último domingo, 11 de julho, o batismo de 12 crianças. A proposta da paróquia para a preparação dos pais e padrinhos foi fazer os encontros em família. Ao longo de 4 semanas, eles foram fazendo os encontros seguindo o subsídio elaborado pela paroquia.



Cada semana, na missa dominical, os pais e padrinhos foram partilhando as reflexões surgidas durante a semana, recebendo o subsídio para a seguinte semana. A reflexão partia da Palavra de Deus e dos sinais do batismo: cruz, água, óleo, luz. Após invocar o Espírito Santo, as famílias liam uma passagem do Evangelho, respondiam às perguntas sugeridas e refletiam sobre o sinal proposto para cada um dos encontros.

Algumas das reflexões das famílias foram relatadas na celebração do Batismo, mostrando assim como as pessoas vão descobrindo na sua vida cotidiana a presença do Deus que acompanha a caminhada do seu povo. Os relatos das famílias têm ajudado a descobrir como eles enxergam a presença da cruz, da água, do óleo e da luz na vida do dia-a-dia, e como isso os compromete com sua família e com os outros.

Segundo reconhecem os membros da Pastoral do Batismo, estamos diante de uma experiência que pode ser adotada, nem só em tempo de pandemia. Eles destacam a importância das visitas dos membros da equipe às famílias, uma experiencia que pode ser assumida por outras pastorais, como a catequese de adultos.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário