terça-feira, 31 de agosto de 2021

CRB propõe roteiro de oração pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

No dia 1º de setembro é celebrado o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Desde 2015, em que o Papa Francisco instituiu essa data, somos convidados a rezar e assim iniciar o Tempo da Criação, que se prolonga até o dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. Além disso, essa data quer dar mais um passo no caminho ecumênico, dado que desde 1989 a Igreja Ortodoxa celebra essa data.

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) convida a participar deste momento com um roteiro de oração. Em três momentos, faz um chamado a rezar com o coração e a mente agradecidos, rezar com o coração penitente e rezar com o coração comprometido.

O ponto de partida é o agradecimento a “Deus, Mãe/Pai, criador da vida, da natureza e FONTE de vida”, fazendo um chamado a recordar “a nossa querida Amazônia”, a agradecer o que dela recebemos e a escutar o convite do Deus da vida “para conquistá-la, conservá-la, aprimorando-a sempre mais".



É o Deus Criador que inspira através da sua Palavra, narrada no Livro do Gênesis, uma Palavra que nos toca e transforma, que nos leva a pedir perdão por tantas situações pecaminosas (nível pessoal, comunitário, eclesial, social e planetário) que ferem seu plano de vida em abundância para todos.

Também é momento de Louvor a Deus, inspirado na encíclica Laudato Si´, onde o Papa Francisco convida-nos a exaltar a generosidade e gratuidade do Deus Criador! É momento para pedir a Luz de Deus “para iluminar nossas mentes, encorajar-nos e fortalecer-nos na vivência de atitudes proféticas, na defesa e cuidado da Criação”.

Mas também é momento de realizar um gesto concreto, a plantar uma árvore, individualmente ou em comunidade, e compartilhar esse gesto com os outros.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário