sábado, 21 de agosto de 2021

CRB Regional Manaus AM/RR elege nova coordenação


A Conferência dos Religiosos do Brasil Regional Manaus AM/RR tem nova coordenação, eleita na assembleia que aconteceu de forma virtual, realizada nos dias 20 e 21 de agosto, onde estavam presentes religiosas e religiosos das 9 dioceses e prelazias que fazem parte do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A nova coordenadora é a irmã Maria Couto, da congregação do Santo Nome de Maria, e foram eleitos como membros a irmã Vera Regina Souza Mendes, das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), o padre Silas Moesio, Jesuíta e o padre Carlos Josué Costa do Nascimento, Salesiano de Dom Bosco. A nova coordenação decidirá a função de cada um deles.

A segunda jornada da Assembleia da CRB Regional Manaus AM/RR começou com a assessoria da irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, refletindo sobre “Intercongregacionalidade e Missão”. O ponto de partida da reflexão da presidenta da CRB foi o capítulo 18 dos Atos dos Apóstolos e a missão que lá se apresenta nas figuras de Áquila e Priscila.



A partir do texto a presidenta da CRB incentivou os religiosos e religiosas a trabalhar a intercongregacionalidade com os leigos e leigas, algo cada vez mais necessário para a Vida Religiosa e que pode ajudar a realizar um melhor trabalho evangelizador.

A irmã Maria Inês refletiu sobre a pandemia, que tem provocado grande sofrimento no último ano e meio, e que “escancarou as enormes contradições que envolvem a sociedade brasileira”. Diante de uma pandemia que matou muita gente, o grande risco é, segundo a religiosa, pensar que “cedo ou tarde, tudo voltará ao normal e retornaremos ao que era antes”, fazendo um chamado a saber superar essa desejada “normalidade”.

Fazendo referência aos fundadores e fundadoras na história da Vida Religiosa, ela afirmou que eles “beberam da fonte do Evangelho em momentos de crise da Igreja e da sociedade e souberam dar respostas de esperança, criando um grande movimento de caridade e fraternidade, rompendo com os interditos dos cenários históricos”.



Mesmo diante da tentação de pensar que Jesus dorme, a religiosa chamou a não perder a consciência de que a esperança é possível e que a Vida Religiosa é chamada a enxergar uma humanidade sedenta do verdadeiro Pão de Vida. Daí convidou a partilhar os carismas de cada congregação, “promovendo novas relações, abertos e sensíveis aos apelos que o Senhor nos propõe na outra margem da história, superando a tentação de calcular a vida religiosa pelos resultados e sucessos”.

Na Assembleia foram lembrados alguns momentos importantes na Vida Religiosa e na Igreja do Brasil e da América Latina como o Congresso Continental da Vida Consagrada, que aconteceu de 13 a 15 de agosto, tendo como tema “Rumo a uma Vida Consagrada Intercongregacional, Intercultural e Itinerante”. Além disso, a CLAR celebrou de 18 a 20 de agosto a primeira parte de sua Assembleia Geral, partilhando os desafios da Vida Religiosa e das Conferências Nacionais da América Latina e do Caribe.

Nos próximos meses a Vida Religiosa está convidada a participar do Dia Mundial de Oração pelo Meio Ambiente, no dia 1º de setembro; um curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, a ser realizado no mês de outubro; as reuniões dos irmãos e presbíteros religiosos, de 2 a 4 e 19 de outubro; um seminário sobre intercongregacionalidade, no dia 9 de outubro; o Seminário Nacional de Formadores, de 2 a 4 de novembro; uma live sobre a liberdade religiosa no mundo, no dia 9 de novembro; o Dia Mundial dos Pobres, no dia 17 de novembro; e a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, de 21 a 28 de novembro, onde a CRB Nacional tem 50 vagas.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário