domingo, 1 de agosto de 2021

Jovens kokama participam da formação da Cáritas na Diocese do Alto Solimões



17 jovens do povo kokama participaram nos dias 29 e 30 de julho da formação da Cáritas na paróquia São Francisco de Belém de Solimões, diocese do Alto Solimões. Ao longo dos dias de formação, eles foram conhecendo o que é a Caritas, começando pelo significado da mesma palavra, como expressão coletiva do amor da Igreja, “a prática do amor organizado”.

Partindo de texto do Evangelho, os jovens indígenas foram analisando Como é o amor de Deus? Desde a Caritas da diocese, que deu a formação, foi lembrado que “as ações da Cáritas devem estar iluminadas pela Palavra de Deus e devem ser reflexo do modo de amar de Jesus”. Depois foram apresentadas a missão da Cáritas brasileira e as três linhas de ação da Cáritas diocesana: Emergência, Políticas Públicas e Promoção humana.

Isso foi levado para a realidade local, tentando descobrir situações de emergência presentes na vida do povo (picada de cobra, incêndio de casas com a perda de todos os bens das famílias, enchentes...), situações que demandam uma resposta rápida e organizada. Ao falar das políticas públicas, foi explicada a importância da participação cidadã, todos temos direitos e responsabilidades para com a sociedade. Foi falado que “a Caritas tem que dar a conhecer os direitos e deveres da população e promover ações que procurem o bem comum para todos, os mais vulneráveis”.  



No encontro foram apresentadas as vidas do padroeiro da Cáritas, Dom Oscar Romero, e de alguns mártires que lutaram e entregaram sua vida em defesa dos direitos dos mais pobres: Ir Josefina Bakhita, Chico Mendes, Ir Dorothy Stang. Junto com isso, ao falar sobre a Promoção Humana, foram trabalhadas algumas situações: jovem em situação de dependência química, tráfico de pessoas, família em situação de risco de exclusão social e cuidado com a natureza (promoção da roça sem queima).

Finalmente, se trabalharam as atitudes ideais dos agentes da pastoral caritativa, os passos para iniciar os grupos da Cáritas em suas comunidades, como organizar as reuniões e o trabalho da pastoral. Tentando responder à realidade que faz parte da vida dos participantes, se destacaram três ações a realizar de regresso nas aldeias: convocar pessoas novas, jovens e adultos, para Cáritas; repassar a formação a toda a comunidade; e montar o grupo Cáritas.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1 - Com informações da Cáritas do Alto Solimões

Nenhum comentário:

Postar um comentário