sábado, 31 de julho de 2021

Projeto Ajuri: Caricia da Igreja nas comunidades mais distantes e vulneráveis da Amazônia em tempo de Covid-19

 

O Projeto Ajuri pela Vida na Amazônia, que está sendo encerrado em sua primeira etapa, foi criado pela Caritas Brasileira para reduzir os riscos de infecção da Covid-19 em comunidades vulneráveis no estado do Amazonas, Brasil.

Tem sido 129 comunidades de 11 municípios, nas dioceses de Parintins e Coari e as prelazias de Tefé e Itacoatira, beneficiando 5 mil famílias, o que representa umas 25 mil pessoas. O projeto tem ajudado na construção de cisternas de captação de água, Kits de Higiene Pessoal, Kits de Desinfecção para Uso Doméstico, Materiais de Promoção da Higiene, e Impressão de Adesivos para Estações de Lavagem das Mãos. Também fazia parte do projeto a aquisição de Kit EPI para Cuidadores Domésticos, Materiais de RCCE, Spots de Rádio/TV, Publicações nas Redes Sociais e Carros de som.

Valquíria Lima, da Articulação da Caritas Brasileira, insistiu em “valorizar o papel de todos os que participam do projeto, todos e todas são importantes, todos os trabalhos desenvolvidos precisam ser valorizados, o trabalho de cada pessoa permitiu a gente chegar até aqui”. Ela destacou que “se a gente está indo para a etapa 2 é fruto do trabalho coletivo”.



Desde o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, seu secretário executivo Francisco Lima, agradeceu a todos os colaboradores do Projeto Ajuri, em nome dos bispos, mas sobretudo em nome daqueles que receberam o Ajuri. Ele destacava que o projeto fez presente a Igreja do Regional nas comunidades mais distantes e que não tem assistência, destacando que foi uma oportunidade para ter acesso aos cuidados e às informações. Por isso, seu agradecimento aos agentes que estiveram na ponta. Finalmente, ele fez um chamado a refletir sobre os protocolos que muitas vezes inviabilizam desenvolver o trabalho.

São muitas as famílias beneficiadas que agradecem pelo apoio do Projeto Ajuri, que tem ajudado a ser mais conscientes sobre os cuidados preventivos com a Covid-19, sendo realizadas ações com reconhecimento, valorização e respeito aos diferentes costumes e culturas locais com medidas para promoção da autoestima e o acolhimento, em momentos críticos de isolamento, distanciamento social e de muitas vidas ceifadas. Estamos falando de comunidades onde as ações do poder público não chega.

O projeto enfrentou diferentes desafios, alguns educadores foram contagiados pela Covid-19 e diferentes motivos atrasaram o início e desenvolvimento do projeto, dentre eles o fechamento dos portos por conta de decretos municipais proibindo atracar as embarcações, e também o aumento dos casos de Covid-19. Junto com isso, também foi um desafio os deslocamentos de famílias inteiras, deixando suas comunidades temporariamente, devido às mudanças climáticas que provocam secas e estiagens prolongadas nas regiões gerando situações de miséria e fome.




Não pode ser esquecido o desafio da logística, uma realidade muito presente na Amazônia, que dificulto os acessos, comunicação e a devolutiva de informações com maior agilidade e em menor espaço de tempo, pela não cobertura de internet. Também foi uma realidade muito presente a falta de assistência pelo poder público local às famílias infectadas.

O projeto Ajuri tem sido uma oportunidade de fortalecimento da Caritas nas dioceses e prelazias que participaram do projeto, “ajudando a se fazer presente como Igreja em lugares onde a Igreja não chega”, segundo Márcia Maria de Souza Miranda. A articuladora da Caritas Regional Norte 1 relata o desafio financeiro da Igreja da Amazônia. Segundo ela, “a Igreja é presença de esperança na vida do povo que vive muito distante”, relatando as experiências vividas pelos educadores, que chegaram a viajar por 24 horas para chegar em algumas comunidades.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário