Na manhã desta solenidade de São José, foi Ordenado Presbítero para o Clero Diocesano da Diocese de Parintins, o Diácono Tarcísio Chagas de Castro Guimarães. Natural da Comunidade do Caburaí, do outro lado do Rio Amazonas. Tarcísio cresceu na fé em sua Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, região de Palmares em Parintins. Sua formação na etapa do discipulado se deu na Diocese de Patos de Minas onde cursou a Filosofia. Já a etapa de configuração se desenvolveu no Seminário São José em Manaus, tendo cursado a Teologia no Instituto Regional, o ITEPES.
A Celebração aconteceu na Catedral de Nossa Senhora do Carmo com presença de agentes de diversas comunidades e quase todo o Clero da Diocese de Parintins, presidida pelo Bispo Dom Giuliano Frigenni. Também estiveram presentes o Pe. Alex Mota da Prelazia de Itacoatiara, companheiro de caminhada do Tarcísio e o reitor do Seminário Arquidiocesano São José Pe. Zenildo Lima.
Em sua Homilia o Bispo Dom Giuliano percorreu o caminho da realidade humana alcançada pela Graça até a Missão. À Luz do Evangelho do Bom Pastor (Jo 10), destacou a vocação como “fruto da liberdade” que se dispõe a uma relação amorosa com o mistério de Cristo. Daí brota todo autêntico desejo de cuidar do povo de Deus e, de fato, a necessidade de “estar próximo dos pobres, dos jovens, dos doentes, dos idosos, dos encarcerados... estar onde o povo de Deus estiver”, exortava Dom Giuliano. Destacou a realidade do “presbitério como o espaço de comunhão onde o ministério presbiteral se realiza” e reiterou em seu discurso a acolhida junto ao clero de Parintins. Por fim apresentou o dinamismo da missão como o horizonte do ministério e destacava, até mesmo a possibilidade de se dispor para as regiões mais longínquas e conflituosas “nem que seja a África ou Ucrânia”!
Na mesma celebração foi apresentada a provisão que nomeou Pe. Tarcísio Chagas como vigário paroquial da Paróquia São Francisco Xavier na Vila Amazônia.
Em seu discurso de agradecimento o novo presbítero resgatou seu trajeto de caminhada vocacional e não sem comoção, destacou o testemunho de seus pais na constância da oração: “vocês foram a minha segurança”. Na mesma celebração foram recordados os 23 anos da Ordenação Episcopal de Dom Giuliano Frigeni.
A primeira Missa do Pe. Tarcísio acontecerá neste domingo,
20 de março as 17 horas em sua paróquia de origem, Nossa Senhora de Lourdes.
Padre Zenildo Lima, reitor do Seminário São José de Manaus
Nenhum comentário:
Postar um comentário