A Diocese de Alto Solimões encerrou nesta quinta-feira, 21 de abril, seu Encontro de Pastoral, iniciado no dia 18 de abril no Centro de Formação frei Ciro em Tabatinga (AM), que contou com a participação de 74 representantes das 8 paróquias que fazem parte da Diocese. O tema do encontro foi “Por uma Igreja Sinodal”, e o lema “Comunhão, Participação e Missão”.
O encontro, que contou com a presença do bispo diocesano, Dom Adolfo Zon, foi oportunidade para realizar importantes momentos de espiritualidade, dentre eles a solene Celebração da Missa dos Santos Óleos com a renovação das promessas sacerdotais dos presbíteros e a consagração a Deus e ao povo das religiosas e dos religiosos.
As reflexões em grupos e nas plenárias privilegiaram diferentes temas, dentre eles a escuta diocesana em vista do sínodo de 2023 e a ecologia e o cuidado da casa comum. O encontro também foi momento para realizar o planejamento das pastorais diocesanas: Pastoral da Criança, da Juventude, Caritas, Vocacional, Diáconos, Indígena, Comidi, Cebs, Carcerária e Sobriedade.
Um profissional da contabilidade orientou ao respeito aos secretários paroquiais, e na plenária apresentou as novas exigências no campo, respondendo também às perguntas e esclarecendo dúvidas. Mesmo na sua complexidade, a economia, na busca do necessário para a vida e dentro da verdade, integra essencialmente o caminho sinodal.
O Encontro foi animado pelo grupo de Animação de Canto da Catedral de Tabatinga, que com seus instrumentos e vozes, animaram os diferentes momentos, desde a artística encenação de abertura até a celebração final, envolvendo os participantes nas diferentes dinâmicas realizadas ao longo dos diferentes dias, também na animada Noite Cultural.
Os participantes dizem dar graças a Deus pela experiência
pascal do Encontro Pastoral da Diocese do Alto Solimões, mais uma oportunidade
para aprofundar na necessidade de uma Igreja em saída
para continuar partilhando o processo sinodal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário