quarta-feira, 18 de maio de 2022

18 de maio: Pastorais e organismos do Regional participam da luta por direitos para crianças e adolescentes


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o 18 de maio, é um marco de luta contra um crime presente na sociedade brasileira. O grande desafio é a sociedade tomar consciência dessa realidade que atinge a muitas crianças e adolescentes.

Junto com organismos da sociedade civil e do poder público, diferentes pastorais, movimentos e organismos eclesiais tem participado das mobilizações neste 18 de maio. Tabatinga, Anori, Santa Isabel do Rio Negro, Manaus, foram algumas das cidades onde a Caritas, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Pastoral da Criança, Pastoral do Migrante, Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na Tríplice Fronteira, Rede um Grito pela Vida, tem realizando diversos atos de conscientização.

Diante do abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a campanha Faça Bonito, proteja as crianças e adolescentes, quer, segundo a Ir. Roselei Bertoldo, “chamar atenção da sociedade para um crime que tira os sonhos, viola a vida de tantas crianças e adolescentes”. A secretária executiva do Regional Norte1 afirma que “mobilizar a Igreja para que abrace essa causa é de fundamental importância, pois quando a vida é ferida em sua dignidade, somos convocadas a cuidar, proteger, falar em nossos espaços sobre esse crime e sobretudo fazer um trabalho de prevenção, bem como de denúncia e incidência junto aos órgãos competentes”.

Segundo a religiosa, que faz parte da Rede um Grito pela Vida, “precisamos nos sentirmos responsáveis, prevenir e enfrentar esse crime que é um monstro na vida de tantas meninas e meninos”. Ela insiste em que “toda criança tem direito a uma vida digna, sem violência, crescer brincando, estudando, sendo bem cuidada, protegidas”.



Uma das lutas daqueles e aquelas que se emprenham no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado da Amazonas é a criação do Centro Integrado de Atendimento à criança e ao adolescente vítimas ou testemunhas de violências no Estado.

Segundo Sandra Loyo, que também faz parte da Rede um Grito pela Vida e integra o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, esse centro “tem o objetivo de reunir em um mesmo espaço de funcionamento, diversos serviços públicos das áreas da Segurança Pública, Instituto Médico Legal, Saúde, Assistência Social e ofertar um atendimento integrado as vítimas”. Ela lembra que “a implantação do Centro Integrado atende ao disposto na Lei nº 13.431/2017, ‘Lei da escuta’, garantindo atendimento integral, evitando a revitimização de crianças e adolescentes, que além de trazer muito sofrimento à vítima, retarda a ajuda que precisa ser imediata e adequadas para crianças e adolescentes”.

“O princípio da prioridade absoluta determina que crianças e adolescentes sejam tratados pela sociedade e em especial, pelo Poder Público, com total prioridade pelas políticas públicas e ações do governo”, insiste Sandra Loyo, recolhendo o colocado no artigo 227 da Constituição Federal. Por isso, ela afirma que “será um grande marco na história do Amazonas a criação e implantação do Centro Integrado, um grande legado para nossas crianças e adolescentes”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário