segunda-feira, 9 de maio de 2022

Caritas Alto Solimões organiza Seminário sobre Resíduos Sólidos


A Caritas da Diocese de Alto Solimões organizou de 06 a 08 de maio um Seminário sobre Participação Cidadã, com o tema: “Resíduos Sólidos”, e o lema: “Ecologia Integral, Bem Viver, Sem Lixo, Sem Luxo”.

O encontro contou com a participação de 40 representantes das Paróquias Imaculada Conceição, de Benjamin Constant, Paroquia São Sebastião, de Atalaia do Norte e a Paróquia de Santos Anjos, de Tabatinga. O assessor do encontro foi o padre Carlos Alberto Pinto da Silva, que pontuou diversos assuntos, dentre eles Ecologia Integral e o papel que assumimos diante da sociedade e o cuidado com a mãe natureza.

Ao longo do encontro foi ressaltado a importância dos 5R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar, sendo refletido sobre a importância de assumir ações simples e que podem mudar o mundo, lembrando a responsabilidade que temos de embelezar o mundo, esperançar as pessoas e ousar propor o evangelho adotando a missão do cuidado para com a natureza, nossa Casa Comum.



No Seminário se fizeram presentes Marxer Antônio Colares Batista e Railma Pereira Moraes, professores do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amazonas- IFAM, que abordaram a temática os Resíduos Sólidos e a diferença entre resíduos e rejeito.

O Seminário teve um momento de compromisso concreto, com um mutirão de limpeza, denominado “juntando lixo com inteligência”, realizado no bairro das Comunicações onde decorria o encontro.

Finalmente, após um trabalho em grupos foram apresentadas ações concretas a serem realizadas em um trabalho local, nas comunidades onde cada um dos participantes mora, sendo assumido por eles um compromisso pessoal. No momento de partilha foram apresentadas diferentes ideias, dentre elas a redução do uso de sacolas plásticas, passando a fazer uso de sacolas ecológicas, separação do lixo adequada em casa e a organização de mutirões ecológicos nos bairros e ao redor das comunidades de cada um dos participantes.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 - Com informações de Caritas Alto Solimões

Nenhum comentário:

Postar um comentário