sexta-feira, 6 de maio de 2022

Dom Ionilton decreta não aceitar recursos de políticos, de madeireiras, de mineradoras


Não receber “recursos financeiros, em moeda ou em outros bens, de políticos, de madeireiras, de empresas de mineração, de exploração de petróleo e gás”. Esse é o decreto de Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, Bispo da Prelazia de Itacoatiara, dado a conhecer no dia 05 de maio de 2022.

Segundo o decreto, dirigido aos padres e coordenadores e coordenadoras de Comunidades, Pastorais, Organismos, Grupos e Movimentos, “contribuem para o desmatamento e a expulsão de suas terras dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pequenos agricultores”.

O Decreto está inspirado na afirmação do Papa Francisco recolhida em Querida Amazônia, onde diz que “não podemos excluir que membros da Igreja tenham feito parte das redes de corrupção, por vezes chegando ao ponto de aceitar manter silêncio em troca de ajudas econômicas para as obras eclesiais”.

O Papa Francisco recomenda “prestar uma atenção especial à procedência de doações ou outro tipo de benefícios”, assim como ficar atentos à injustiça e crime que se faz realidade nas “operações econômicas, nacionais ou internacionais que danificam a Amazônia e não respeitam o direito dos povos nativos do território e sua demarcação, à autodeterminação e ao consentimento prévio”. Tudo isso com a colaboração das autoridades.

Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário