quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Prelazia de Tefé realiza Encontro de Pastoral, momento de partilha e escuta


De 28 a 31 de julho de 2022, aconteceu o Encontro de Pastoral da Prelazia de Tefé. O encontro reuniu no Centro de Pastoral Irmão Falco cerca de 50 lideranças de Pastorais, movimentos e organismos da Prelazia, além de padres, religiosas e diáconos. Na manhã do dia 28, Dom Altevir, bispo da Prelazia de Tefé, aproveitou a presença de todos os padres da Prelazia, entre religiosos e diocesanos, para um primeiro encontro, pois devido as imensidões de distâncias é difícil reunir todos em outro momento. 

Foi uma manhã de muita partilha, escuta, de conhecer, de se aproximar, de acolher e também de rezar. Para Dom Altevir, o encontro o ajudou a ver um pouco mais o rosto desta Igreja, a partir da partilha de cada padre, com isso, foi possível visualizar as diversas faces que formam a Prelazia e os principais elementos que tornam este, um chão missionário.

Já na parte da tarde, se deu a abertura do encontro, com muita alegria e entusiasmo de poder novamente está vivendo esse momento. Assim, iniciou com a reza do Ofício Divino das Comunidades. Em sua fala de abertura, Dom Altevir falou da alegria de poder está nesta Igreja e viver este momento, e que este foi um encontro de muita riqueza, pois é a partir desse momento que poderá ter mais clareza dos caminhos que poderão ser trilhados.



Este primeiro momento foi de partilhas riquíssimas das ações desenvolvidas na Prelazia, a partir de cada paróquia, movimento e organismos. Sendo essa uma Igreja dinâmica e que busca viver em sinodalidade com toda Igreja no Brasil, as temáticas do encontro foram justamente aquelas que norteiam nosso fazer pastoral, em comunhão com toda a Igreja. Em dinâmica em grupos, Dom Altevir ajudou a compreender um pouco mais sobre as propostas apresentadas pelo sínodo, que tem como tema: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, participação e missão

A partir dos desafios e anseios desta Igreja local, apresentados pelos grupos. Para finalizar, Dom Altevir partilhou sobre os caminhos percorridos para a atualização do documento de Santarém, destacando em suas falas, como ainda é atual tudo o que a Igreja na Amazônia vivia há 50 anos atrás. Devemos continuar a seguir o caminho, lógico que com desafios novos, mas na mesma direção, sendo esta Igreja missionária e profética no chão da Amazônia, continuando com o compromisso que foi firmado pelos bispos em 1972 e reafirmados agora novamente.

Seguindo os dias de encontro, foram apresentadas as propostas de ações que conduzirão esta Igreja a sua próxima assembleia no ano de 2023. O caminho requer estratégias para que a evangelização na Prelazia de Tefé continue com todo o ardor missionário que sempre teve. Uma Igreja que tem um rosto laical, é preciso ouvir e sentir os desafios e anseios que as comunidades eclesiais formadas pelos leigos/as apresentam, para então planejar os próximos passos; “Nosso ponto de partida é a partir de onde nossos pés estão, temos que ser esta Igreja em saída a partir da realidade onde estamos inseridos”, destacou Dom Altevir. Nessa dinâmica, formou-se a comissão de articulação da próxima assembleia.

Sempre buscando alimentar o espírito, “vivenciando uma espiritualidade encarnada”, que nos sustenta e nos ajuda a ser missionários/as mais ousados. Assim foi o momento vivido na manhã do dia 30; foi vivido naquela manhã verdadeiramente um momento de “encarnação e Eucaristia”.



No último dia Irmã Carla Porfírio, coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE) no Regional Norte 1, trouxe uma breve explanação sobre o conselho, trazendo o enfoque principalmente paro o quanto é necessário a articulação do conselho missionário dentro das prelazias e dioceses, para ajudar na formação dos missionários/as que atuam na missão.

Na partilha dos que estavam presentes, muitos falaram do quanto a Prelazia precisava desse momento, “foi momento de renovar nossas esperanças”. Foi momento de voltar a esperançar, acreditando na força de cada um e cada uma que se dispõe a contribuir na evangelização do povo desta Igreja da Amazônia. “A Prelazia de Tefé tem um potencial missionário que desconhecemos a força da missão nessa Igreja local”. Que a caminhada continue com o fervor missionário e profético que está encarnado na vida desta Igreja local.

O Encontro de Pastoral teve o encerramento com a Missa, presidida por Dom Altevir, onde o mesmo enviou todos e todas que participaram deste encontro, e agora volta para suas bases, como objetivo de continuar a missão.

PasCom Prelazia de Tefé

Nenhum comentário:

Postar um comentário