terça-feira, 2 de agosto de 2022

Pastoral Familiar Regional Norte1 realiza Assembleia e escolhe nova coordenação


Boa Vista (RR) acolheu nos dias 29 e 30 de julho de 2022 a 5ª Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Norte1 da CNBB Amazonas e Roraima. O tema abordado foi “Amor em Família: Vocação e Caminho de Santidade”.

A Assembleia foi oportunidade para partilhar as realizações, os desafios encontrados durante esses três anos de caminhada da Pastoral Familiar, trabalhando também algumas prioridades para o próximo de triênio 2023 a 2025. A Assembleia contou com a presença do assessor eclesiástico frei José Faustino, padre Lúcio Nicoletto, Administrador Diocesano na Diocese de Roraima, padre Josimar Lobo, pároco da Catedral e diretor da Rádio FM Monte Roraima, e padre Mário Castro assessor eclesiástico da Pastoral Familiar na Diocese de Roraima.

Outras pastorais e movimentos fizeram-se presentes na 5ª Assembleia da Pastoral Familiar, como a Pastoral da Juventude, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Catequese, Pastoral da Criança, Pastorais Sociais, Encontro Matrimonial Mundial, Famílias Novas do Movimento Focolares, Equipes de Nossa Senhora, Ministério para as Famílias – RCC, Movimento Mãe e Rainha, Encontro de Casais com Cristo, CNLB, Conselho Diocesano de Evangelização

Durante a 5ª Assembleia foram partilhados alguns temas importantes, para ajudar a refletir e melhorar a caminhada da Pastoral Familiar e também como Igreja que caminha junto, para anunciar a Boa Notícia que é a Palavra de Deus. Frei Faustino falou sobre a santidade e como chegar e buscar essa santidade à Luz do Evangelho, assim como alguns subsídios que a Igreja nos apresenta como Mãe e Mestra.



O assessor eclesiástico também abordou as diretrizes e seus quatros pilares, que são direcionamentos para a caminhada não só da Pastoral Familiar, mas de toda a Igreja no Brasil e em nosso Regional Norte 1. Padre Lúcio Nicoletto refletiu sobre a Querida Amazônia e também sobre os 50 anos do Documento de Santarém.

As dioceses e prelazias fizeram suas partilhas mostrando suas ações realizadas, seus desafios e dificuldades para evangelizar em suas Igrejas particulares, distancias, falta de recursos e operários para a messe. Também foram partilhadas as muitas luzes, que se fazem presentes no fato de ter outras pastorais, serviços e movimentos que também querem participar desse “Ajuri”.

A Assembleia escolheu a nova coordenação para o próximo triênio 2023-2025. O casal coordenador será Antônio Ronildo Viana dos Santos e Rosenilda Azevedo Ferreira - Rosé (Diocese de Roraima), Vice Coordenador: Francisco Gélito de Souza Nascimento e Lucinei Lima dos Santos (Arquidiocese de Manaus).

A Assembleia foi encerrada com um jantar cultural, onde grupos musicais brindaram com suas canções e o povo Macuxi apresentou danças que fazem parte de sua cultura. A Pastoral Familiar agradece a Deus e a todos que trabalharam para a realização da 5ª Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Norte1, um encontro que consideram maravilhoso e com êxito total.  O agradecimento especial é para a Escola  e  faculdade  Claretiano,  que proporcionou um local excelente para o evento.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 - Com informações da Pastoral Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário