sábado, 6 de maio de 2023

5º Domingo da Páscoa: “Jesus conhece nossa humanidade, muitas vezes tingida de inseguranças”


No 5° domingo da Páscoa, “o Evangelho de hoje está cheio de preciosas revelações, dessas que confortam o coração”, segundo Verónica Rubi. A missionária leiga na diocese de Alto Solimões destaca que “Jesus nos anima a crescer na fé, na confiança. Ele conhece nossa humanidade, muitas vezes tingida de inseguranças, por isso neste domingo nos volta a dizer: ‘Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também’”.

Diante da afirmação de Jesus, ela questiona: “em que situações angustiantes, difíceis de nossa vida precisamos que Jesus se aproxime e nos repita as mesmas palavras? Pensemos que aconteceria comigo se nesse momento Jesus me diz: Não se perturbe teu coração. Consigo ter confiança no que Ele me diz? Posso deter-me na minha angústia para acreditar nele?”, afirmando esperar que sim, porque nisso consiste a fé.

A missionária também mostra que “no Evangelho Jesus fala abertamente da Vida Eterna ‘Na casa de meu Pai há muitas moradas. Vou preparar um lugar... voltarei e os levarei comigo’”. Ela faz uma pergunta: “Quantas pessoas vivem temendo a morte, como se fosse o fim de tudo?”, respondendo que “a morte faz parte da vida, de nossa humanidade dinâmica e limitada, mais não é o ponto final, Jesus venceu a morte, ela já não tem a última palavra. A morte é Pascoa para todas e todos, é passo a Vida Eterna na morada de Deus. Acreditemos!”.

 


Qual é minha experiência, tenho medo da morte? Acredito que Jesus verdadeiramente ressuscitou? Vivo meu momento presente como preparação para a Vida Eterna?”, se pergunta Verónica Rubi. Ela destaca que “Jesus nos fala de forma clara de um dos grandes mistérios de nossa fé, a comunhão trinitária que existe em Deus que é Pai- Filho- Espirito Santo. Ele diz: ‘Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim’ várias vezes de diversas formas vai dizer o mesmo, pedindo-nos que acreditemos. Do Espírito Santo, nos falará no próximo domingo”. 

“Qual é minha experiência com nosso Deus trindade, nosso Deus comunidade? Acredito que são três pessoas um só Deus? Recurro a cada um deles segundo a circunstância?”. Essas perguntas levam a missionária a dizer que “da minha vida pessoal, eu lembro dos tempos em que não acreditava, por isso hoje agradeço profundamente a insistência de Jesus em autorevelar-se como Caminho- Verdade- Vida, é conhecendo-o, seguindo seus passos, amando aos que estão conosco, servindo aos mais pobres, que nos configuramos com Ele, que fazemos presente o Reino”. 

“Esta é nossa missão de discípulos/ discípulas missionarias de Jesus Ressuscitado para que muitos acreditem, cheguem ao conhecimento da verdade e tenham Vida no Amor de Deus”, concluiu. 

  


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário